28 de nov. de 2012

Novos cursos de pós na área contábil

A CAPES divulgou em 27 Nov. 2012  os resultados da apreciação de propostas de cursos novos pós-graduação stricto sensu de 2012.
E dentre os novos cursos aprovados, dois são na área contábil: o Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Doutorado em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Lista completa dos cursos novos aprovados

21 de nov. de 2012

Impairment bilionário


Um impairment de ágio e ativos intangíveis no segmento de software de cerca de 8,8 bilhões de dólares!
Essa perda deixou o impairment bilionário da Vale em 2008 lá pra trás! Como diz o professor José Augusto Marques: "Vamos aprendendo com a
 miséria dos outros!"
A Vale foi a primeira empresa brasileira a fazer impairment de intangível, baixou mais de R$ 2 bi do ágio pago pela aquisição da subsidiária canadense Inco. Mas a divulgação que ela faz da perda foi fraca... Passou bem longe de atender as exigências de divulgação do CPC 01.
  
A matéria da Exame:
Empresa abriu investigação para apurar se realmente pagou mais pela Autonomy do que ela realmente valia

Se não bastasse os desafios operacionais que vem sofrendo a HP nos últimos meses, hoje pela manhã a companhia tornou público outra questão que pode abalar ainda mais a estrutura de seu negócio. Trata-se de uma despesa de imparidade de ágio e ativos intangíveis no segmento de software de cerca de 8,8 bilhões de dólares, atribuída à aquisição da unidade Autonomy
A companhia apurou um prejuízo de 6,85 bilhões de dólares em seu quarto trimestre fiscal, encerrado em 31 de outubro. Em igual período há um ano, a empresa apresentava um lucro líquido de 239 milhões de dólares.
Segundo o comunicado, a empresa de software britânica comprada pela HP  em 2011 teria um valor bem menor do que o pago pela gigante de tecnologia. A compra foi feita sob o comando do então CEO Leo Apotheker, deposto depois de uma curta e tumultuosa liderança na empresa.
A presidente executiva da HP, Meg Whitman, disse que uma investigação interna revelou “sérias irregularidades contábeis” com a Autonomy, que poderia ter “adulterou dados de vendas e contabilizado negócios com parceiros como receitas, mesmo quando nenhum cliente havia comprado produto algum”.
Distorção de valores
A HP já alertou o regulador da bolsa norte-americana, a Securities and Exchange Commission (SEC) e as autoridades britânicas competentes (o Serious Fraud Office), requerendo a abertura de uma investigação. Ainda assim, Meg admite que a resolução do caso pode levar anos.
A possível irregularidade contábil e os gastos com a reestruturação da companhia fizeram com que a empresa registrasse uma perda líquida de 12,650 bilhões de dólares em seu exercício terminado ao final de outubro, contra um lucro de 7,070 bilhões obtidos um ano antes. Entre julho e outubro, a HP registrou receita líquida de 29,95 bilhões de dólares, queda de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A HP disse que começou uma investigação interna sobre possível fraude depois que um membro sênior da equipe da empresa adquirida ter comentado sobre práticas questionáveis de contabilidade do negócio”.






Transparência nos Estados

Gostaria de entrar em contato com o jornalista da Coluna Raio Laser, do Jornal Tribuna da Bahia para saber a origem exata dessa pesquisa. Quem souber, comentários, por favor!!!

Transparência 1O Índice da Transparência, criado por um grupo de pesquisadores de diversas universidades do país e disponível na internet, coloca a Bahia apenas na 20ª posição entre as 27 unidades da federação. Com média de 4,78 pontos, o estado subiu três posições com re
lação ao ranking de 2010, porém ainda ficou abaixo da expectativa de “aprovação”, com cinco pontos, e das médias nacional (5,74) e nordestina (5,64). O índice mede o grau de acessibilidade das informações do estado à população na rede mundial de computadores.

Transparência 2
São Paulo manteve a primeira posição no Índice de Transparência, agora com nota 9,29. O estado nordestino em melhor colocação é Pernambuco, com 7,87 pontos, em terceiro. Atrás da Bahia, os nortistas Acre, Pará e Roraima, os nordestinos Piauí e Sergipe e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que amargam as últimas posições. Na lanterna, os sul-mato-grossenses atingiram apenas 2,98 pontos.


Fonte: Jornal Tribuna da Bahia (http://www.tribunadabahia.com.br/lista/20/1/raio-laser/)


13 de nov. de 2012

Profissão: PSICOPATA


Será que existe algum psicopata trabalhando neste momento ao seu lado? Um livro lançado nos Estado Unidos tenta jogar luz sobre esse tema e aponta, entre outras coisas, as profissões com maiores índices de psicopatia.
O psicólogo Kevin Dutton, autor do livro "The wisdom of psychopaths: lessons in life from saints, spies and serial killers" (A sabedoria dos psicopatas: lições em vida de santos, espiões e serial killers) afirma que a carreira com mais psicopatas é a de CEO. Advogados e comunicadores sociais completam o pódio. Mas a lista de dez mais tem ainda cirurgiões, policiais até os sacerdotes religiosos.
O livro aponta também a lista das profissões com menos psicopatas. Entre elas estão os agentes de saúde, enfermeiros, terapeutas e artistas em geral.

As profissões com mais psicopatas:
  1. CEO
  2. Advogado
  3. Comunicação Social (profissionais de Rádio e TV)
  4. Comerciante
  5. Cirurgião
  6. Jornalista
  7. Policial
  8. Sacerdote religioso
  9. Chef de Cozinha
  10. Burocratas
As profissões com menos psicopatas:
  1. Agente de saúde
  2. Enfermeiro
  3. Terapeuta
  4. Artesão
  5. Esteticista e Cabeleireiro
  6. Assistente social
  7. Professor
  8. Artista
  9. Clínico
  10. Contador
Fonte: Portal Administradores.com

7 de nov. de 2012

Contabilidade em Mercados Regulados

‎1º Seminário de Contabilidade em Mercados Regulados - Rio de Janeiro - 28 Nov. 2012
Informações e inscrições: AQUI


“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)