31 de dez. de 2020

Um ano online, remoto, virtual

O ano de 2020 definitivamente foi um ano diferente.

Uma humanidade que viu um vírus se espalhar, causar restrições e mudar rotinas de famílias e profissionais de diversas áreas. Uma humanidade hiperconectada.

Eu trabalho na área acadêmica e foram muitos os desafios na adaptação de aulas, atividades de orientação, qualificação e defesa de teses, reuniões, atividades administrativas... Foram cursos, formações, treinamentos, lives, webinars, lives, reuniões, mais lives e muitos meses de isolamento social e trabalho remoto (online, virtual, em home office...)

Em princípio é possível até pensar que temos mais tempo livre por estar trabalhando em casa, mas é exatamente pelo contrário. Por muitas vezes esqueci a hora do trabalho... Durante grande parte do dia era difícil separar quando estava em casa de quando estava no horário de trabalho.

Lembro de ficar trabalhando por cerca de 14 horas... E só no final me dar conta do tempo que decorrera.

Em decorrência disso, a minha principal compra em 2020 foi uma cadeira. Sim, eu comprei uma cadeira decente para trabalhar em casa. Passei cerca de 3 meses trabalhando sentada em uma cadeira inadequada, tipo essas de mesa de copa/cozinha.

Mas comprei, ou melhor, investi em uma cadeira que me proporcionou conforto durante as horas de trabalho. Posso dizer que se trata de um item do meu Ativo Imobilizado. Olha ela aí! Super recomendo!

Outro ponto que mudou muito a nossa programação em 2020 foi a participação em congressos e eventos acadêmicos. Eu tinha programado participar de alguns congressos este ano e participei, mas foi uma participação diferente, sem o calor dos encontros com os colegas de área, bem o bate-papo dos coffee-breaks,  coquetéis e jantares pós-evento.

Os congressos e eventos acadêmicos este ano foram todos online, uma mudança necessária em virtude da pandemia causada pelo corona vírus. Estamos com expectativa de que no próximo ano tenhamos a oportunidade de encontros presenciais. Porém um fato precisa ser registrado: apesar da modalidade virtual, alguns congressos, como o Congresso USP de Contabilidade,  registraram recorde de participantes.

-- Participei virtualmente do 20º USPInternational Conference in Accounting e do 17º Congresso USP de IniciaçãoCientífica em Contabilidade, como coordenadora de área temática e coautora dos artigos a seguir, em parceira com discentes do PPGCC/UFRJ.

1)  Alocação de Recursos Públicos em Campanhas Eleitorais: Um Estudo das Eleições Municipais Fluminenses de 2016 [2432]

Autores: Fábio Mathias da Silva Júnior; Tatiele Alves Reis; Claudia Ferreira da Cruz

Vídeo-resumo do trabalho: https://youtu.be/6i8HotEg_Vk

Íntegra do Artigo: https://congressousp.fipecafi.org/anais/Anais2020/ArtigosDownload/2432.pdf

2) Aplicação do CPC 48 (IFRS 9) na Crise da COVID-19 no Brasil: Um Estudo Comparativo sobre os Impactos de Perdas Esperadas nas Demonstrações Contábeis das Instituições Financeiras [2866]

Autores: André Lamblet Dias; Rodrigo Carlos Marques Pereira; Fabrícia de Farias da Silva Constantino; Claudia Ferreira da Cruz

Vídeo-resumo do trabalho: https://youtu.be/O1HglsVTi9g

Íntegra do Artigo: https://congressousp.fipecafi.org/anais/Anais2020/ArtigosDownload/2866.pdf

3) Gerenciamento de Resultado por meio de PECLD em Instituições Financeiras Brasileiras no período de 2013 a 2017 [2520] - XVII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade

Autores: Larissa Vieira Martins; Claudia Ferreira da Cruz

Vídeo-resumo do trabalho: https://youtu.be/kcken73cIKs

Íntegra do Artigo: https://congressousp.fipecafi.org/anais/Anais2020/ArtigosDownload/2520.pdfEste artigo é fruto da orientação de uma monografia de graduação em Ciências Contábeis na UFRJ.

-- Participei virtualmente do 10ºCongresso UFSC de Controladoria e Finanças, como coautora do artigo a seguir, em parceira com discentes do PPGCC/UFRJ.

Artigo: Novo Relatório de Auditoria: O impacto sobre as divulgações em notas explicativas <http://dvl.ccn.ufsc.br/10congresso/anais/10CCF/20200715214227_id.pdf>

Autores: Thais Azzolini Piva, Thiago Macedo Pereira de Matos, Claudia Ferreira da Cruz

-- Participei virtualmente do XIV Congresso Anpcont - 2020, como coordenadora da área temática Contabilidade e Setor Público (CSP), em parceria com o prof. Dimas Barreto de Queiroz (UFPB) e coautora do artigo a seguir, em parceira com discentes do PPGCC/UFRJ.

Artigo: Contabilidade regulatória e transparência ativa na exploração de rodovias: um panorama Brasil – Itália [TEC552]

Autores: Tatiane Gomes Silva; Donato Agnellini; Adriano Rodrigues; Claudia Ferreira da Cruz

-- Participei virtualmente ICMA / COGECONT 2020 - International Conference in Management and Accounting como parecerista ad hoc e coautora do artigo a seguir, fruto de uma dissertação de mestrado defendida no PPGCC/UFRJ:

Artigo: Respostas Estratégicas ao Processo de Implementação de Práticas Contábeis Oriundas da IPSAS 17: o Caso da Marinha do Brasil [268721]

Autores: Vinícius da Silva Matos, Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca, Claudia Ferreira da Cruz

-- Participarei virtualmente do XI Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2020 como parecerista ad hoc e mediadora de sessões paralelas.

-- Participarei virtualmente VI Congresso UnB de Contabilidade e Governança - 2020 como parecerista ad hoc, avaliadora de projeto de consórcio doutoral e mediadora de sessões paralelas.

Além dos eventos citados, foram muitos workshops, webinars, palestras, cursos... Tudo online, virtual, remoto... Outro normal? Ou novo normal? Será que esse jeito remoto de viver é uma solução provisória ou um caminho sem volta?

Desejo que saibamos recomeçar a cada dia e plantar em nós a semente de um ano realmente novo! Excelente começo de ano para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)