15 de mar. de 2016

Um mágico no Congresso Brasileiro de Contabilidade


Este ano, no mês de setembro, será realizado o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) na cidade de Fortaleza – CE.


O tema do congresso é Contabilidade: Transparência para o Controle Social.

O preço da inscrição para profissionais de contabilidade atualmente está em R$ 1.200,00 (sem alimentação e nem hospedagem).

Mas, o objetivo desse texto não é divulgar informações básicas sobre o CBC, mas questionar algumas escolhas feitas pela organização do mesmo:

1º) A organização deveria repensar o tema central do congresso com abordagem na transparência para o controle social, uma vez que o atual presidente do Conselho Federal de Contabilidade foi condenado por fraude em concurso público (Processo nº. 0008442-29.2013.4.02.5101 (2013.51.01.008442-7)) em benefício do próprio filho e o CFC se cala, assim como os conselhos regionais e seus representantes;

2º) O Brasil passa por um momento delicado em sua estrutura política e democrática e o CFC não emite uma única palavra diante de tais fatos, ao contrário de outros órgãos de classe muito mais atuantes, numa postura pouco transparente e pouco comprometida com as questões relevantes do país;

3º) A organização do CBC anunciou orgulhosamente na última semana uma das grandes palestras do congresso: a de um mágico, sobre o tema: "A fórmula mágica do sucesso". 

Como assim? O país atravessa um momento de crise política e econômica e o CBC traz um palestrante para falar da fórmula mágica do sucesso? E desde quando o sucesso tem fórmula mágica?

Eu aprendi desde a infância e transmito o mesmo aos estudantes com os quais tenho a oportunidade de conviver na universidade que o sucesso não tem fórmula mágica, mas ao contrário exige trabalho sério, árduo, persistente.

Temos tantos temas relevantes para discutir e aprofundar, que envolvem questões contábeis de ordem técnica e também questões de ordem econômica, social e política. Mas teremos um mágico tentando ensinar a fórmula mágica do sucesso.

Talvez um mágico seja até interessante sim em um Congresso de Contabilidade, mas para executar a façanha de transformar os contadores, em geral, em profissionais mais corajosos, transparentes, atuantes, menos apáticos e mais éticos. Isso sim, de várias formas, pode nos conduzir ao sucesso.

19 comentários:

  1. Acho que o valor é voltado para as empresas. Ninguém realmente se preocupa com alunos, professores, pesquisadores (que nem é profissão reconhecida no Brasil mesmo, para que se preocupar com eles!?).

    O que eu achava que entendia de direito foi por água abaixo... na minha leiga percepção quem tinha um cargo como o de presidente de Conselho de Classe e fosse condenado com trânsito em julgado deveria perder o cargo e os direitos políticos. Não? Certamente estou equivocada e há algo que o ajude a mesmo sendo condenado poder continuar no cargo. Mesmo que a “avançada idade” o tenha liberado de prisão... O que eu não entendo é como esse coronelismo é tão forte que o cara, professor de ÉTICA, erra conscientemente e continua no cargo. Independente de condenação... Como ele recebeu tantas homenagens de conselhos regionais, como a esposa dele escreve que é contadora e bla bla não aceita corrupção. Eles se separaram? Não até onde eu sei. Então não vem falar que é verde e amarelo. A única presidente representando o nosso gênero faz parte de um esquema que certamente nem começamos a imaginar o tamanho e força.

    Acho que escolher um mágico foi nos chamar abertamente de otários. O cúmulo do absurdo em um congresso sobre transparência. Mágica é para ajudar a fazer fraude e manipular os livros contábeis, que já está bem demonstrado que no Brasil há um bocado e é desnecessário. Mágica é truque, ilusão de ótica, enganação. É isso mesmo que vão colocar em um congresso de contabilidade!? Nossa. O bom senso passou bem longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Acrescentou muito à ideia do post.

      Excluir
  2. Eu, inicialmente, também discordo da idéia do palestrante, mas prefiro não criticar porque não sei do conteúdo da palestra. Muito menos conheço ele.

    Vai que a idéia central (a fórmula mágica) é realmente o trabalho...

    Contudo, concordo plenamente com as críticas iniciais. Eu não pago por isso.

    Até dei baixa no meu CRC no final do ano passado.

    P.s.: eu nunca pagaria esse valor por palestras motivacionais. Kkkk. Mas temos que reconhecer e dar uma moral a alguns colegas que estão tentando colocar um pouco de Contabilidade no evento. Parabéns a eles. Aos outros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Felipe! Mas se ele for falar que o sucesso é fruto do trabalho, onde está a mágica? Isso todos nós aprendemos.

      Excluir
    2. Essa é a idéia das palestras motivacionais. Eles falam o que todo mundo já sabe. Kkkk

      Excluir
    3. Já que eles falam o que já sabemos, a relevância é perdida.

      Excluir
  3. Fico pensando...
    Quantos vão viajar para praia com tds despesas pagas pela classe contábil (CRC/CFC). Será q é para isso q serve a anuidade q pago td ano?!

    ResponderExcluir
  4. Fico pensando...
    Quantos vão viajar para praia com tds despesas pagas pela classe contábil (CRC/CFC). Será q é para isso q serve a anuidade q pago td ano?!

    ResponderExcluir
  5. Num congresso passado estavam entre os palestrantes um senador que não acredita na contabilidade, um astronauta que usou o dinheiro público para ganhar dinheiro e um político estrangeiro. Sejamos otimistas: melhorou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tens razão, Prof. Cesar! Olhando edições anteriores até evoluímos, mas queremos melhorar mais.

      Excluir
  6. Nunca gostei de mágico no circo, na HBO, imagina em palestra. Não é que está melhor mesmo? Ao menos ninguém pagou para o Al Gore aparecer.
    Mas todo esse conjunto de questões é desesperador. O mágico é só um convite para entrar em todas os problemas que sabemos.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto da atual gestão do CFC. O Congresso Brasileiro é importante e não tem que se vestir de acordo com o que esperam. Se fosse para satisfazer a todos, nada sairia e o mágico foi contratado a muito tempo.

    ResponderExcluir
  8. A crise ética se alastrando Brasil afora.! Triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, prof. Alexandre! Precisamos ter coragem de enfrentar e discutir nossas mazelas para poder resolvê-las.

      Excluir
  9. Achei o comentário muito infeliz! Notadamente de alguém que se preocupou muito mais em criticar do que em expôr uma opinião substancial sobre o tema. Realizo palestras e cursos de contabilidade em todo país e em todos os casos cito que o sucesso é uma questão de sorte (sorte = esforço, trabalho e dedicação), o tema da palestra do mágico é atrativo, tem um ar subjetivo para despertar o interesse sobre o tema, o que demonstra que não estamos a frente de um leigo, mas sim de um profissional que deve entender de marketing e vendas, características deficitárias de muitos profissionais contábeis. Quanto ao valor do CBC, concordo que não é barato, no entanto em qual momento foi analisado o que será oferecido em contra-partida? Vejo todos os dias a juventude ser estimulada a viver em festas caras, camarotes e ostentação. No entanto, quando o investimento é em sua carreira profissional aparecem meia dúzia de críticos! O congresso será um grande evento, vale a pena participar, estar em contato com profissionais bem sucedidos discutindo assuntos de relevância para a profissão contábil. Fica o convite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipão, valeu pelo convite mas vou ter que recusar pois a minha bolsa de pesquisador não me permite "investir" R$1.200 em palestras. Parabéns pela carreira de sucesso.

      Excluir
    2. Obrigada pelo comentário, Felipe! Não quero impor a minha opinião, mas incentivar a crítica e o debate a partir da proposição de pontos de reflexão.

      Excluir
  10. Omisso, este é o sobrenome do nosso órgão de classe. E não só diante do cenário brasileiro atual, em tudo.

    ResponderExcluir
  11. O nosso conselho deveria aumentar a fiscalização nas empresas, para assim, forçosamente, valorizar o profissional contabil. Criaria uma demanda de serviços! Quanto a palestra motivacional, certamente deve ser para se conseguir mais clientes. Total antagonismo, quando temos serviços feitos a 99,00.

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)