28 de mar. de 2018

Chamada “Meu Mestrado e Doutorado em Contabilidade Pública” – edição 2018

Futuros mestrandos e doutorandos e atuais orientadores na área de Contabilidade Pública!
Visando dar continuidade em uma importante iniciativa promovida em 2017, informamos que se encontra aberta a chamada da Edição 2018 do projetoMeu Mestrado e Doutorado”.
A edição de 2017 contou com a discussão de 6 projetos de mestrado e 3 de doutorado, selecionados entre os diversos projetos inscritos. Participaram das discussões projetos das seguintes Instituições de Ensino e Pesquisa: Universidade Federal do Pará; Universidade Federal da Paraíba, USP/Ribeirão Preto, Universidade Federal de Alfenas e UNESP/Rio Claro, além de participantes ainda não vinculados a programas de pós-graduação.

Qual é o objetivo?

O projeto visa o crescimento da rede de pesquisadores na área de Contabilidade Pública, e auxiliar no amadurecimento dos projetos de pesquisa em desenvolvimento, por meio de uma rodada de discussões de propostas de futuros candidatos de mestrado e doutorado, com orientadores e pesquisadores da área.
A iniciativa pretende periodicamente realizar uma rodada de discussões para que futuros candidatos a cursos de mestrado e doutorado na área de Contabilidade Pública possam expor suas ideias e receber contribuições em termos de teoria, método e sugestões de contatos no exterior. Não se trata de um “consórcio doutoral”, é para você que ainda não está no doutorado (e já cursa o mestrado) e para você que pensa seriamente em fazer o mestrado! Apresente seu projeto!
A iniciativa vem da observação que candidatos ao mestrado e ao doutorado têm dificuldade de identificar problemas de pesquisa na área de Contabilidade Pública que atraiam a atenção de futuros orientadores. Ao mesmo tempo que candidatos que fazem mestrado em outras áreas de conhecimento, e que não têm contato com orientadores da área de Contabilidade Pública, têm dificuldade de encontrar um programa ou grupo de pesquisa para desenvolver a temática.

Datas Importantes

Submissões: de 05/03/18 a 30/04/2018
Divulgação do resultado: até 15/05/2018
Confirmação das inscrições pelos participantes: até 25/05/2018 (necessário para garantir espaço na agenda de debate)
Debate dos projetos: 06/junho/2018

Polos de discussão

A edição de 2018 acontecerá simultaneamente em 8 polos de discussão, dispostos em todas as regiões do país, nos quais os futuros mestrandos e doutorandos poderão apresentar seus projetos e receberão as avaliações e interações dos professores e pesquisadores:
§  Belém/PA – Universidade Federal do Pará (UFPA)
§  Florianópolis/SC – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
§  Goiânia/GO – Universidade Federal de Goiás (UFG)
§  João Pessoa/PB – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
§  Ribeirão Preto/SP – Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto
§  Rio de Janeiro/RJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Getúlio Vargas (FGV)
§  Santa Maria/RS – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
§  Uberlândia/MG – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
*Os endereços e salas dos polos de realização do evento ainda serão divulgados

Como funciona

– O foco da chamada é em Controladoria e Contabilidade aplicadas ao setor público. Entendemos que esta é uma área interdisciplinar, que envolve as recentes mudanças das normas de contabilidade, mas também a geração e uso de relatórios financeiros, auditoria (interna e externa), avaliação de desempenho, planejamento, orçamento, transparência, finanças públicas e todas demais temáticas associadas à contabilidade ou controladoria em governos ou suas agências, como a atuação de organizações do Legislativo, Judiciário, Tribunais de Contas ou Ministério Público. Pesquisas com o terceiro setor também são bem-vindas, assim como estudos de novas soluções de tecnologia de informação aplicadas à gestão de desempenho ou aumento de accountability. São bem-vindas todas as perspectivas teóricas e metodológicas.
– A participação, e mesmo a indicação de seu projeto para discussão, não garante vaga em programa de mestrado ou de doutorado de qualquer Instituição de Ensino. Você vai conhecer e ter contato com orientadores em Contabilidade Pública, mas cada programa que eles estejam associados tem seu próprio processo seletivo, ao qual você deverá se submeter posteriormente e ser aprovado para efetivamente fazer parte de um programa de mestrado ou doutorado.
– O recém graduado, que procura um mestrado, ou recém mestre, ou em vias de defender o mestrado, e que procura um programa de doutorado que possa desenvolver a temática de contabilidade pública, submete sua proposta de projeto para a chamada (máximo 3 páginas, detalhes a seguir).
– Todos que submeterem, que terão suas propostas debatidas ou não, são convidados a participar das discussões como ouvintes. Não será dado feedback aos trabalhos não selecionados.
- As contribuições envolvem a metodologia, possíveis linhas teóricas, potencial interdisciplinaridade, sugestão de centros no exterior que atuam na mesma linha. A comissão fará o seu melhor para oferecer as melhores informações;
– A comissão escolherá até 8 projetos que serão convidados a participar das discussões presencialmente em um dos polos participantes.
– O custo de traslado e hospedagem para participação do evento é por conta dos participantes. Propostas de autores baseados em cidades distantes de uma das salas podem solicitar participação por Skype caso sua proposta seja indicada. Neste caso deverão providenciar conexão de qualidade para chamada com vídeo e áudio, e estarão sujeitos a aprovação prévia da comissão.
– Os participantes são encorajados a participar do dia todo do evento, e não apenas da sua seção de apresentação, pois comentários de outros trabalhos podem ser úteis como aprendizado.

Formato do projeto

– No máximo 3 páginas (não incluindo referências), fonte TNR 12, espaço simples entre linhas, justificado.
– Contendo título, nome do autor, breve resumo (15 linhas), e texto. O texto pode ser dividido em subtítulos, segundo sua conveniência, mas não é obrigatório seguir uma estrutura.
– Independente da estrutura do texto, este deve conter o problema geral da pesquisa, o método a ser utilizado, e a justificativa (relevância) do tema segundo sua opinião.

Orientações para submissão do projeto

– Preencha este formulário de inscrição
– Você precisará de seus dados de contato, e link para seu CV lattes.
– Você deverá aceitar as regras do evento, caso queira submeter.
– O formulário de inscrição deve ser necessariamente assinado (salvar em pdf), sobretudo confirmado (marque o quadrado indicando) o termo de aceitação das condições.
– Com o formulário de inscrição (assinado e em pdf) e seu projeto (em pdf) envie-os para o email: oga@facc.ufrj.br com o título “Meu Mestrado e Doutorado em Contabilidade Pública”.
– Não há como gerenciar a versão enviada, uma vez enviada não é possível substituí-la.

Comissão organizadora de 2018

Profa. Dra. Cláudia Cruz – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Prof. Dr. Ricardo Rocha de Azevedo – Universidade Federal de Uberlândia
Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino – Universidade de São Paulo
Prof. Dr. Ricardo Lopes Cardoso – FGV
Profa. Dra. Rossana Guerra e Prof. Dr. Josedilton Alves Diniz– UFPB
Profa. Dra. Lidiane Silva - UFPA
Prof. Dr. Moisés Ferreira da Cunha – UFG
Prof. Dr. Arlindo Rocha – UDESC
Prof. Dr. José Alexandre Pigatto - UFSM

Edições anteriores


Edição 2017 do projeto: http://sites.usp.br/psag/mmd2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)