20 de set de 2013

Exame de Qualificação

Um "Quase lá"

Prezados,
No dia 12 de setembro de 2013 fui submetida ao Exame de Qualificação da minha pesquisa de tese de Doutorado em Controladoria e Contabilidade na FEA/USP.
Após o resultado do Exame postei em uma rede social que estava qualificada. Muitos amigos me parabenizaram e alguns deles me enviaram mensagens perguntando o que significa estar “qualificada”, se eu havia concluído o Doutorado... Enfim, nem todos sabem em que consiste o Exame de Qualificação de tese de Doutorado e dissertação de Mestrado.

De acordo com informações divulgadas na homepage da Faculdade de Educação da USP, a qualificação é um exame, ao qual devem submeter-se estudantes de cursos de pós graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) no Brasil, em um período anterior à defesa, determinado pelo regimento do Programa, que tem os seguintes objetivos:
  • avaliar a capacidade de aplicação da metodologia adequada à pesquisa.
  • avaliar a capacidade de problematização, formulação de hipóteses e de desenvolvimento do raciocínio lógico.
  • evidenciar os primeiros resultados de pesquisa.
A homepage da FMUSP, de forma mais sintética, dispõe que "o objetivo do Exame de Qualificação é avaliar a maturidade científica do aluno e os progressos obtidos até então em seu projeto".

De acordo com o Programa de Pós Graduação e Sociologia da UFPB, a qualificação é uma miniatura da tese ou dissertação, conforme o nível do curso. Adicionalmente, lista os elementos essenciais de um texto submetido ao Exame de Qualificação:
  • O problema de pesquisa: a delimitação, o objeto, os objetivos da dissertação/tese.
  • A metodologia: com que tipo de dados se lida, como foram coletados, que tipo de arquivos foram pesquisados, quais as técnicas de coleta, quais os problemas enfrentados durante a pesquisa.
  • O corpo da dissertação/tese: os capítulos completos ou incompletos. É necessário que o(a) aluno(a) mesmo que não tenha ainda os capítulos completos escreva um resumo do conteúdos dos mesmos a fim de que a banca de qualificação possa ter uma ideia geral do texto. Ainda não há considerações finais numa qualificação.
  • Referências bibliográficas e anexos.
  • Deve-se evitar apresentar apenas os capítulos teóricos. As teorias já são conhecidas pelos professores. A qualificação mede a competência do estudante em discutir teoricamente os dados pesquisados. Na qualificação o mais importante é o modelo de análise dos dados.
Se eu adotasse a linguagem utilizada pelos últimos alunos que tive na Graduação, diria que o Exame de Qualificação é um “Quase lá”. Porém, dependendo do que a banca considerar sobre o trabalho, muitos passos terão que ser dados para trás, daí o "Lá" já não é tão "Quase", está mais distante e o trabalho vindouro será maior.

A minha banca de Qualificação foi formada pelo meu orientador, Prof. Luís Eduardo Afonso (PPGCC/FEA/USP), Prof. Ricardo Correia Gomes (UnB) e Profª Fabiana Fontes Rocha (Departamento de Economia/FEA/USP) e eles aprovaram a minha "miniatura de tese". Acredito que as considerações apresentadas por eles têm potencial de aperfeiçoar a pesquisa que venho desenvolvendo. Eu considero que não terei que dar passos para trás, e meu “Lá” é uma questão de disciplina, muitas horas de dedicação e bênçãos do céu para que eu fique concentrada!
Torçam por nós!

3 comentários:

  1. EStou torcendo e espero chegar no "quase lá" em breve! kkk

    Parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  2. excelente matéria professora! posta a sua experiência após a qualificação. Quem sabe não vira um livro sobre essa experiência? pense nisto!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Felipe e Rodrigo! Seu "quase lá" chegará logo, Felipe!

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)