19 de fev. de 2014

Mudança no Exame de Suficiência do CFC

CFC publica Resolução sobre Exame de Suficiência

O Exame de Suficiência não será mais exigido dos contadores e dos técnicos em contabilidade que desejam restabelecer o registro profissional. Além disso, os formandos que concluíram o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou o de Técnico em Contabilidade até 14 de junho de 2010, data da publicação da Lei nº 12.249/2010, não estão mais obrigados a fazer o Exame de Suficiência para obter o registro profissional. 
Essas informações constam da Resolução CFC nº 1.461/2014, publicada neste dia 17 de fevereiro, no Diário Oficial da União (seção 1, página 99). 
A nova Resolução altera os artigos 2º e 5º e revoga o artigo 16 da Resolução CFC nº 1.373/2011, a qual regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). 
Dessa forma, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) informa que os inscritos na 7ª edição do Exame que são abrangidos pelos efeitos da Resolução CFC nº 1.461/2014 – concluíram o curso antes de 14 de junho de 2010 e aqueles que iriam realizar a prova para restabelecer o registro profissional – estão desobrigados de realizar o Exame de Suficiência e devem entrar em contato com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), por meio do e-mail suficiência@cfc.org.br, para solicitar a devolução do valor da inscrição. 
A 7ª edição do Exame de Suficiência – a primeira de 2014 – irá aplicar as provas no dia 6 de abril, em todo o Brasil, das 9h30 às 13h30 (horário de Brasília). 
A Resolução CFC nº 1.461/2014 já está disponível para consulta no site do CFC.

11 de fev. de 2014

Prêmio Prof. Lino Martins da Silva

A Associação dos Servidores do Controle Interno do Estado do Rio de Janeiro – ASCIERJ divulga o prêmio prof. Lino Martins da Silva, o qual foi lançado em 11 de dezembro  de 2013, por ocasião da posse da nova diretoria, com a finalidade de estimular o debate e a pesquisa  sobre o sistema de controle  interno, seus problemas, desafios e perspectivas.
Informações e regulamento: http://www.ascierj.com/

Contabilidade no Celular

Divulgação:
Sabia que já tem aplicativo para fazer exercícios e revisões de conteúdos de Contabilidade?
O app Contabilidade, CPC IFRS US GAAP é um aplicativo muito interessante que ensina os pronunciamentos do CPC, inglês técnico e outros temas relacionado à contabilidade. Tudo em forma de Quiz (perguntas e respostas, com explicação).  
Interessante para alunos de Ciências Contábeis e curiosos e simpatizantes da disciplina. O app (CONTROLLER) é gratuito e pode ser baixado na Google Play no link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.martinlabs.contabilidade.android
Disponível apenas para Android até o momento.

Pesquisa: Questionário Compliance Fiscal

Divulgo a seguir a solicitação de um mestrando para colaborar em sua pesquisa de dissertação, por meio de um questionário.
Quem trabalha na área acadêmica sabe o quanto é difícil fazer pesquisa nesse país!
Quem puder e quiser, colabore! 

_____________

Prezados,

Estou fazendo uma pesquisa para a Dissertação do meu mestrado na FEA – USP sobre compliance fiscal e gostaria de pedir encarecidamente que disponham de parte do tempo de vocês para preencher as respostas através de site especialmente confeccionado para isso.

Trata-se de um tema de enorme importância para toda sociedade brasileira e ao responder à pesquisa estarão colaborando para engrandecer o debate sobre o assunto.

Para tanto, basta seguirem as instruções abaixo:

- Acessem o site 
www.pesquisafiscal.com.br;
- Preencham os dados de identificação obrigatórios e os opcionais se desejarem;
- Preencham as informações solicitadas;
- Os dados são sigilosos e serão condensados em um banco de dados;
- Notem que os valores estão em número inteiro, ou seja, se quiserem escrever R$ 250,00 basta escreve 250;
- Nome, e-mail e renda são dados de identificação opcional;
- ATENÇÃO: não estão respondendo pesquisa sobre o Brasil, mas sim sobre um país fictício (Vermonde) que possui suas próprias características.

Além disso, peço-lhes a gentileza de compartilhar este post com o máximo de pessoas possíveis. Fazendo assim estarão contribuindo duplamente para o debate!

Fico muito grato e à disposição!

Um grande abraço!
Fabio Silva
Mestrando em Ciências Contábeis - FEA - USP

Programa de Pesquisa em Finanças Públicas - ESAF - 2014

Oportunidade de participação em Programa de Pesquisa:
A Escola de Administração Fazendária – ESAF, com o objetivo de fortalecer sua capacidade de desenvolver pessoas, alinhada com o objetivo estratégico de fomentar e disseminar estudos e pesquisas convida pesquisadores a participarem como colaboradores no grupo de pesquisa. A condição de servidor fazendário será considerada um diferencial.
I- Requisitos:
1. Os colaboradores deverão apresentar qualificação profissional compatível com a linha temática e, preferencialmente, titulação acadêmica de Doutor ou Mestre.
2. Os currículos dos colaboradores deverão estar cadastrados e atualizados na plataforma Lattes, disponível no endereço eletrônico http://lattes.cnpq.br/.
II- Responsabilidades:
1. O colaborador poderá atuar como Orientador de grupo ou Pesquisador, sendo que ambos atuarão em linha temática afim com sua experiência e titulação.
2. O colaborador reportar-se-á diretamente à Diretoria de Educação – Dired da ESAF para questões relativas à evolução dos trabalhos de sua linha temática, participando de reuniões presenciais e à distância.
III- Linhas Temáticas:
1- Os colaboradores serão selecionados por linha temática, entre as apresentadas abaixo:
A – tributos e receitas públicas;
B – orçamento público, gasto público e dívida pública;
C – gestão fazendária;
D – regulação de mercados e políticas setoriais;
E – comércio exterior e finanças internacionais.
2- Poderá ser selecionado um mesmo orientador para mais de uma linha temática, porém uma pessoa não poderá assumir mais de 3 orientações em linhas diferentes.
3- Os pesquisadores deverão atuar na(s) linha(s) temática(s) conforme designação da ESAF.
IV- Inscrição e participação:
1. As inscrições para formação do Banco de Colaboradores em 2014 será feita mediante preenchimento do formulário, que deverá ser encaminhado para o endereço eletrônico pesquisa.df.dired@fazenda.gov.braté o dia 09 de março de 2014.
2. Os servidores inscritos terão suas inscrições analisadas pela ESAF, segundo critérios de titulação acadêmica, produção científica e experiência profissional.
3. Será valorizada como diferencial a experiência ligada às atividades de docência e pesquisa.
V- Informações Adicionais:
Dúvidas quanto ao processo e à atividade de pesquisa poderão ser tiradas pelo email pesquisa.df.dired@fazenda.gov.br
“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)