22 de mai. de 2019

Contabilidade Geral - Uma Abordagem Interativa

A postagem de hoje é com o resultado de um supertrabalho, de um superprojeto com a amiga-mãe-irmã Profa. Márcia Carvalho, ao qual se juntou o Guilherme Guimarães, que também é um superprofissional. O livro Contabilidade Geral - Uma Abordagem Interativa, publicado pela editora Gen/Atlas é resultado dos anos de experiência de ensino de Contabilidade, principalmente nos primeiros períodos do curso de Ciências Contábeis.  Mas também é resultado da necessidade de um material didático adequado para esses primeiros períodos do curso, considerando a lógica e as operações básicas de uma empresa.

Pretendo postar uma série de textos apresentando um pouco de cada capítulo do livro.

E aí? Que tal experimentar essa obra feita com muito carinho para nossos alunos e colegas professores?

Sinopse: Esta obra oferece a base da formação do futuro profissional contábil. Por meio da lógica patrimonial, conceito que direciona todo o aprendizado deste livro, os autores apresentam temas como: registro contábil, variação de patrimônio líquido, apuração de resultado e plano de contas.

O livro foi organizado em um formato semelhante à didática adotada em sala de aula, com seu conteúdo produzido e estruturado com base na vivência e no aprendizado dos autores como docentes.  A metodologia ativa em que os alunos tomam a iniciativa e simulam a vida de um negócio empresarial deu origem ao jogo de Simulação de Escritório Contábil, material exclusivo deste livro.

O jogo possibilita ao aluno rever todo o conteúdo estudado ao longo do livro e simular o dia a dia da profissão, permitindo, assim, que o aprendizado se efetive reduzindo a memorização (comum em alunos iniciantes), com a compreensão e internalização dos conceitos, o que ajudará o aluno a entender a importância de cada um dos fundamentos contábeis abordados na obra.

Aplicação: Livro-texto para as disciplinas Contabilidade Introdutória, Contabilidade Básica e Contabilidade Geral dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)