27 de dez. de 2016

Contabilidade por Partidas Dobradas

Estou assistindo no Netflix a série The Borgias.

A série é baseada na história da Família Bórgia, uma dinastia italiana de origem espanhola, que tornou-se proeminente durante o Renascimento e que geralmente é lembrada pelo governo corrupto e pela acusação de ter cometido vários crimes, incluindo adultérios, roubos, estupros, corrupção, incestos e assassinatos. A série retrata a ascensão da dinastia Bórgia ao alto clero da Igreja Católica Romana e seus esforços para manter-se no poder, o que culminou com o pontificado do Papa Alexandre VI.

Como sou daquelas que vê Contabilidade em tudo, quando assisti o segundo episódio da segunda temporada, não pude evitar a captura das seguintes falas:






Será que a contabilidade por partidas dobradas ainda é uma ferramenta valiosa para encontrar dinheiro sumido?

3 comentários:

  1. Sim. Prova disso são as perícias contábeis realizadas pelos peritos Criminalistas na força tarefa da operação lava jato que identificou notas fiscais da LILIS ref. Prestação de serviços de palestras e doações ao Instituto Lula, contabilizado como custo indireto na contabilidade de construtoas e consórcios vinculados a construtoras investigadas, tudo isso através da perícia na ECD e ECF destas empresas e especificado tudo nos históricos dos lançamentos contábeis. Foi evidenciado que tais desembolsos aumentaram o custo das obras que supostamente tiveram tráfico de influências e propinas ao ex presidente e pessoas ligadas. Aqui entre nós, palestras e doações nunca foram custos... pela natureza do gasto/desembolso, não deve ser considerado como custo.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh minha amiga Cláudia...tenho certeza que sim, o problema é como a contabilidade pode se operacionalizar. A criatividade com que se tem tratado as operações buscam por esconder "debaixo" dos tapetes as operações escusas. Ainda assim, como bem disse a colega Lívia (profissional que também admiro) existem especialidades capazes de desvendar esses mistérios a partir das partidas dobradas e outros elementos.

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)