8 de ago. de 2009

Artigo: Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público

Durante o 9º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, realizado nos di 30 e 31 e julho em São Paulo, foi apresentado o trabalho: "Análise das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP: Mudanças e Desafios para a Contabilidade Pública" de autoria de Leandro Luís Darós e Adriano de Souza Pereira, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina.
O artigo faz uma apresentação do cenário da convergência no setor público e dos textos das chamadas NBC T - SP (Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas - Setor Público), cujo objetivo é contribuir para a uniformização das práticas e procedimentos contábeis no âmbito do setor público aos padrões internacionais.
Resumo do Artigo:
Diante de um contexto de harmonização internacional das normas contábeis, este artigo apresenta as principais mudanças e inovações para a Contabilidade pública decorrentes da aprovação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP). São apresentadas as inovações promovidas pela norma e os reforços para o cumprimento das determinações contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF e na Lei Federal nº 4320/64. Como resultado constatou-se que as normas contribuem para a implementação de dispositivos contidos na LRF e Lei 4.320/64, de forma a elevar a eficácia e efetividade das Leis quanto aos seus objetivos de promover o planejamento, a transparência e responsabilidade da gestão fiscal. Além disso, as normas trazem inovações para a contabilidade pública, tais como previsão de depreciação, adoção do regime da competência para receitas e despesas, contabilização dos bens de uso comum e relatórios de fluxo de caixa. Esses pontos contribuem para a correção do enfoque da contabilidade aplicada ao setor público estritamente ligada à execução dos orçamentos públicos, abrangendo também aspectos da contabilidade patrimonial.
Acesse o trabalho na íntegra aqui.

Um comentário:

  1. Boa noite!
    Como não achei link de contato, uso este espaço:
    Sou contador, com pós graduação latu sensu em Auditoria Externa pela UFMG. Atualmente atuo como Contador com escritório em Belo Horizonte e, recentemente, criei o blog www.metabh.com.br/blog com o intuito de inserir dicas, idéias, notícias, etc voltadas para a profissão.

    Achei seu blog interessante e estou assinando as "feeds" através de meu agregador de rss, além de inserir seu blog na seção "BLOGS INDICADOS" de minha página.

    Exite um blog (http://blogsdecontabilidade.blogspot.com/) que é iniciativa de um professor da UnB que tem o intuito de relacionar os blogs de contabilidades brasileiros. Como não ví seu blog listado, fica a sugestão de visita.

    Creio que nós profissionais de contabilidades ainda usamos pouco as ferramentas que a Internet dispõem como meio de comunicação e propagação de idéias e achei interessante sua iniciativa, como pesquisadora de, além de publicar em periódicos, participar de outras atividades, também divulgar seu trabalho no blog que, creio, ainda terá seu valor reconhecido no meio acadêmico. Mas isto depende de nós mesmo, na medida em que nos unimos e procuramos publicar posts de qualidade.

    Um abraço e meus parabéns!

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)