4 de nov. de 2010

Curtas Contábeis

Um por todos

Por Marília Ávila (Capital Aberto)
Ganha força a proposta de um relatório anual que integre — e não apenas reúna — as informações financeiras, sociais e ambientais
Se você trabalha na área de relações com investidores (RI) ou de comunicação de uma companhia aberta, é muito provável que já tenha ouvido falar dos relatórios anuais integrados — aqueles que unem informações financeiras, ambientais e sociais. Mas é também possível que não tenha conseguido adotá-lo porque, antes de tudo, não sabe exatamente o que é um relatório integrado e nem como fazê-lo. Bastaria juntar as informações sobre esses três aspectos em uma única encadernação? Certamente não. O desafio aqui é um tanto mais complexo, mas não se intimide. A verdade é que ainda não existem diretrizes claras sobre como integrar os relatórios.




IFRS pleno

Por Yuki Yokoi (Capital Aberto)


Nova contabilidade trará informações sobre as estratégias das companhias — além de um potencial aumento nos dividendos

Agora é para valer. A partir de 2011, todas as sociedades anônimas brasileiras passarão a divulgar balanços conforme as normas internacionais de contabilidade — o International Financial Reporting Standards (IFRS, na sigla em inglês). E é bom os CFOs, diretores de relações com investidores (RI) e controllers estarem preparados para responder às dúvidas que muito provavelmente vão surgir. Trata-se de uma mudança profunda, que significa não apenas um novo conceito de contabilidade, mas também números diferentes nos balanços das companhias.

2 comentários:

  1. Tem um curso no Cenofisco que é Lei nº 11.638/07 - Lei nº 11.941/09 (MP 449/08) CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis e Convergência das Normas Contábeis Brasileiras para as Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS.
    A senhora acha interessante fazer mesmo que ainda esteja no início da faculdade?

    ResponderExcluir
  2. Oi Vânia! Isso vai depender muito do programa do curso, se é direcionado a iniciantes ou é mais avançado. O risco de um estudante de início de graduação fazer um curso desses mais avançados é não conseguir acompanhar em decorrência de ainda não ter estudado alguns conceitos. Mas isso pode variar de acordo com o seu nível de estudo e aprofundamento do curso. Dê uma olhada no programa do curso e analise se você se sente à vontade com os tópicos.
    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)