11 de jul. de 2012

Raciocinar para quê?


Pessoal,
Vejam a figura a seguir e o que ela diz sobre o que [teoricamente] aprendemos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis.

Quando comentei o post haviam sido feitos 25 comentários, dos quais apenas três, que transcrevo abaixo, manifestaram uma opinião contrária à mensagem expressa na figura.

Lembro-me dos colegas nos corredores na Universidade na época da graduação, que em geral, não viam “utilidade” nas disciplinas da área de exatas, tais como Matemática e Estatística.
A alegação era que deviam aprender mais Contabilidade! Sempre discordei dessa opinião! Qualquer pessoa que aprende a pensar, racionar, interpretar bem, aprende Contabilidade facilmente, resolve situações que envolvem conceitos contábeis, adequadamente assimilados, sem grandes dificuldades.
Um dos questionamentos que faço aos defensores da ideia de que os concursos para a área de auditoria fiscal, por exemplo, deveriam ser exclusivos para contadores... Porém nas provas não se exige apenas Contabilidade, mas também Economia, Direito, Matemática e Estatística, Legislação e mais uma dúzia de conceitos em outras áreas. 
Não tenho dados empíricos que revelem o quanto dos aprovados desses concursos são contadores e de outras áreas, mas muitos comentários fazem referência a aprovação de profissionais de outras áreas. Essas áreas conseguem aprender Contabilidade o suficiente para passar nos concursos. Será que aprenderam a pensar mais?
O problema é que muitos estudantes e profissionais acham que só precisam aprender Contabilidade!
Opiniões diversas?

Comentários na figura na página do Facebook:

Jean Carlo Santos: Principalmente em apuração de custo industrial (Curva ABC de produtos e cliente, ponto de equilíbrio, custo marginal, etc...)... OK, há vários software que fazem isso hoje, mais saber de verdade como isso funciona lhe dá muito mais poder... Por isso um analista de controladoria e custos ganha R$ 15.000,00 por mês.

Janio Ferreira: Basta querer ser um contador de verdade (e não um guarda-livros) ou , com todo respeito, um mero preenchedor de formulários para a receita federal que você vai usar e muito!

Lucian Barbosa: Como aluno de Engenharia também tenho muito cálculo na minha grade, este é o tipo de coisa que desenvolve o raciocínio lógico e abstrato.

Claudia Cruz: Discordo! Isso não é necessariamente para usar, mas aprender a pensar, para raciocinar... A gente não precisa usar tudo o que aprender. Tem muitos contadores e estudantes que acham que só precisam aprender D/C e tributos, e agora SPED e escrituração digital... Enfim! Vamos abrir a cabeça, pensar longe, pensar mais!

10 de jul. de 2012

Extensão em Padrões Contábeis – CPC e IFRS/IAS


Curso de Extensão em Padrões Contábeis – CPC e IFRS/IAS - 
6a turma - Início: 11/08/2012

Os Padrões Internacionais de Contabilidade (IFRS/IAS) já estão presentes na contabilidade brasileira por meio dos Pronunciamentos Contábeis elaborados pelo CPC e aprovados por órgãos reguladores (CVM,BACEN, SUSEP, ANEEL, ANS, dentre outros).

Desde 2010, as companhias abertas já estão publicando suas demonstrações financeiras de acordo com os novos Padrões Contábeis CPC e IFRS/IAS. Diante da necessidade de atualização por parte de profissionais das mais diferentes áreas de atuação, a FACC/UFRJ promove o curso de extensão em “Padrões Contábeis – CPC e IFRS/IAS”.
Curso credenciado para fins de Educação Profissional Continuada (Res. CFC nº 1.377/2011), valendo 30 pontos para CVM, 40 para BCB e 30 para SUSEP.
Maiores informações: (21) 3873.5105
e-mail: cursoext@facc.ufrj.br

Pós Graduação Lato Sensu - FACC/UFRJ


Pós Graduação Lato Sensu - FACC/UFRJ


Há quase duas décadas, os cursos de pós-graduação da FACC/UFRJ visam aprimorar os conhecimentos de seus participantes em áreas de contabilidade e gestão no interesse do mercado e da sociedade, e também em organização da informação. Tradição e compromisso unidos para uma formação de alto nível, oferecida por uma das maiores universidades do Brasil, aliados a expertise do corpo docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). 

O objetivo dos cursos lato sensu é a capacitação em busca de uma atuação com ferramentas mais eficazes ao desempenho profissional nas organizações, sobretudo a partir de uma postura crítica na avaliação e solução dos problemas empresariais, formando novas lideranças capazes de atender aos desafios da economia global: competitiva, ética e sustentável. Portadores de diploma de qualquer curso de nível superior, reconhecido pelo MEC, compõem o público-alvo dos cursos, que têm registro no CEPG. 
Cursos oferecidos:
## CONTABILIDADE PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS
## AUDITORIA TRIBUTÁRIA
## CONTABILIDADE FINANCEIRA
## GESTÃO E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
##CONTROLADORIA E GESTÃO PÚBLICA
## GESTÃO HOSPITALAR
## POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Maiores informações:
Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação
Telefones: (21) 3873-5117/3873-5115
email: latosensu@facc.ufrj.br
http://www.facc.ufrj.br
“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)