2 de nov. de 2015

Eleições 2015 CFC/CRC

Há alguns dias recebi uma correspondência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com informações para as próximas eleições do sistema CFC/CRC's com o objetivo de 'renovar' 1/3 dos conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC).

As eleições acontecerão em meio eletrônico e poderão votar profissionais com situação regular no respectivo CRC.

Em 2003 iniciei a graduação no curso de Ciências Contábeis. Lá se vão 12 anos e desde então as pessoas que vejo à frente do CRC e do CFC são as mesmas, com alguma alternância, mas sempre com pessoas do mesmo grupo!

Quando vamos a eventos promovidos pelo sistema CFC/CRC's os palestrantes são sempre os mesmos conselheiros. Ou quando não, são os tradicionais mediadores de palestras.

Outro fato recorrentemente comentado é que, muitas vezes, as eleições se dão com chapa única.

Eu imagino que a baixa participação dos profissionais de contabilidade nos conselhos de classe possa ser um reflexo da baixa politização que se observa nos cursos de graduação em Ciências Contábeis.

Eu participei do centro acadêmico do meu curso durante quase toda a graduação e as eleições eram quase sempre com chapa única.

Temos um número considerável de profissionais de Contabilidade no país. Não está na hora do sistema abrir-se para o realmente novo? Renovar de fato os nossos representantes neste sistema?

6 comentários:

  1. Acrescente-se a isso a reportagem que acabei de receber falando que o presidente do CFC foi condenado por ter fraudado um concurso público. Denúncia em 2013, sentença em 24/09/2015. Daí, claro, fui pesquisar... e é verdade! :o Fiquei estupefata!

    José Martônio "À época era presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, além de ser advogado, professor de Ética Profissional nos cursos de Direito e de Contabilidade, e pessoa de renome na área contábil, o que lhe dava mais condições de entender o caráter ilícito de sua conduta do que o homem médio. Espera-se de um profissional renomado que ocupou cargos de prestígio que não se valha da sua posição para obter favorecimentos pessoais."

    ResponderExcluir
  2. Sim, Isabel! Estamos vivendo em um tempo em que muitas máscaras estão caindo. Espero que isso possa contribuir para mudar um pouco a situação da maioria dos nossos conselhos.

    ResponderExcluir
  3. Cláudia o que você comentou é uma verdade. Mas a culpa é nossa que elegemos a chapa única ou deixamos de dar a nossa contribuição para formar uma chapa alternativa. Este ano de eleições tenho observado que tem muitas chapas oponentes inclusive estado com até 3 chapas. Eu resolvi participar e estou na chapa 2 em MG. Vamos pra cima e vencer este sistema. Uma das propostas da minha chapa é o conselheiro ser reeleito uma única vez. Com isso será dado oportunidade para outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Sidnei! Obrigada por sua participação. Torço para que tenhamos boas eleições.

      Excluir
  4. SE o Presidente do CFC foi condenado a 2 anos e 9 meses de reclusão por fraude em concurso publico no CRC do RJ, imagina se ele não vai fraudar esses eleiçoes ja que ele continua como presidente do CFC que realizara as eleiçoes.

    ResponderExcluir
  5. O Filho do Presidente do CFC um tal de Rodger que foi condenado junto com o pai a 2 anos e 9 meses de cadeia, era PRESIDENTE DA COMISSAO DE LICITAÇAO do CRC do RJ, imagina quanto deve ter roubado hem, ele era o responsavel por todas as compras e contrataçoes do CRC do RJ

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)