21 de nov. de 2008

Questões contábeis incluídas na declaração de princípios e propostas adotados na Cúpula do G20

No encerramento da reunião da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes), realizada em Washington, foi apresentada uma declaração final de princípios e propostas de reformas dos mercados financeiros.
Também foi adotado um “plano de ação” para desenvolver estes princípios, e que devem ser elaborados com mais detalhe pelos ministros de finanças. Dos princípios cabe destacar alguns que tem foco na Contabilidade, tais como:
a) Fortalecimento da transparência e a prestação de contas mediante um aumento da informação sobre produtos financeiros complexos, garantir a informação completa e precisa por parte das empresas sobre suas condições financeiras e ajustar os incentivos para evitar os riscos excessivos.
b) Promover a integridade (ética) ao impedir a manipulação e a fraude nos mercados financeiros, ajudar e evitar os conflitos de interesses, e criar uma proteção para que não se use o sistema financeiro para ajudar o terrorismo, o narcotráfico, e outras atividades ilegais.
c) Resolver as debilidades contábeis e as normas de informação sobre ativos fora de balanço.
d) Revisar e uniformizar os padrões contábeis de forma global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)