E
quando o tiro sai pela culatra? Ou o peixe morre pela boca e a relevância da
informação contábil
Como um tuíte custou US$ 8 bilhões ao
Twitter
As
ações do Twitter na bolsa de valores caíram 25% na noite de terça-feira por
causa de uma única mensagem publicada na rede social. Na hora do fechamento da
bolsa, as ações da companhia haviam caído US$ 8 bilhões.
A
queda ocorreu porque o ânimo dos investidores foi afetado pela publicação
acidental de um balanço de resultados que deveria ter sido apresentado apenas
após o fechamento dos mercados. Mas como isso aconteceu? E como isso resultou
no nível mais baixo das ações da empresa desde sua estreia no mercado?
O que aconteceu?
O
Twitter ia anunciar seus lucros no primeiro trimestre do ano depois do
fechamento do pregão de terça-feira em Nova York. Essa prática dá tempo aos
investidores para digerir a informação, dormir e depois voltar a negociar no
dia seguinte.
Mas
alguém pensou que seria uma boa ideia tornar a informação pública antes, na
página de relações com investidores da Nasdaq, a bolsa de valores especializada
em empresas de tecnologia. Inicialmente, ninguém pareceu notar o erro, até que
um tuíte bem colocado chamou a atenção para a informação revelando o desempenho
abaixo do esperado do Twitter. Os mercados estavam abertos ainda e o Twitter
não teve tempo de apresentar formalmente os resultados com um comunicado para
explicá-los.
O
tuíte-pivô da brusca queda das ações da empresa veio da Selerity, consultoria
que presta um serviço de informações específico para investidores. Ela busca
automaticamente documentos, comunicados para a imprensa e informações em redes
sociais que possam ser úteis para os investidores. Envia então a seus
assinantes o que chama de "inteligência" processada em tempo real. Neste
caso, a informação repassada veio da página da Nasdaq no Twitter. A Selerity
também divulgou a fonte da informação, para afirmar que era legítima.
As
ações do Twitter caíram 6% antes que as negociações dos papéis fossem
momentaneamente suspensas. Quando elas foram retomadas, tinham caído mais 19%,
antes de terminar o dia em queda de 18%.
De quem é a culpa?
O
deslize parece ter sido da Nasdaq, depois que o Twitter entregou à bolsa
detalhes de seus rendimentos antes de estarem prontos para a publicação
oficial. É como um site ou jornal violando um relatório embargado até um
horário específico.
O
fator-chave no incidente foi um computador da Selerity que faz busca na rede
mundial de computadores em busca de informações financeiras importantes. Foi
esse aparelho que encontrou a mensagem.
A
Selerity diz que as pessoas ficaram sabendo da informação através da própria
rede do Twitter. Mas não rompeu nenhuma regra porque os resultados já haviam
sido publicados e eram considerados de domínio público.
A
Nasdaq culpou uma divisão sua chamada de Shareholder.com, que presta serviços
para investidores. "A publicação foi provocada por um problema operativo
que expôs o comunicado na página de relações com investidores de Twitter
durante cerca de 45 segundos", disse a Nasdaq. "Durante esses
segundos, o site foi captado por um terceiro que difundiu publicamente a
informação", disse.
Não é a primeira vez
Não
se trata da primeira vez que isso acontece. Há seis meses, a Nasdaq publicou
acidentalmente os resultados do banco JP Morgan horas antes do encerramento das
negociações da bolsa de valores.
A
Selerity também se envolveu em um episódio similar. Em 2011, ela obrigou a
Microsoft a publicar um comunicado oficial com seu resultado financeiro ao
descobrir que os dados já estavam disponíveis em uma parte pouco acessada de
seu site.
Mas
o vazamento do tuíte não foi o único culpado pela queda nas ações do Twitter.
Os resultados do primeiro trimestre foram claramente decepcionantes. Os lucros
foram US$ 20 milhões abaixo dos US$ 456 milhões esperados por analistas. As
previsões de rendimentos futuros também foram reduzidas. O presidente-executivo
do Twitter, Dick Costolo, se disse decepcionado com as cifras.
Por
outro lado, a rede social anunciou novidades positivas. Seu conteúdo está mais
integrado com as buscas do Google e a empresa negocia com a Apple integração
semelhante. Além disso, há planos para que as linhas do tempo das páginas dos
usuários sejam programadas para destacar as publicações mais importantes das
contas que seguem. O que significa dizer que na timeline de quem segue a conta
da empresa Twitter, deverão aparecer postagens da Selerity.
Texto
de Dan Simmons – BBC Brasil – 30/04/2015
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