9 de jun. de 2011

Questões sobre Patrimônio Líquido

Pessoal, apresento a seguir algumas questões dos temas discutidos essa semana na disciplina Contabilidade Societária. Contribuições e dúvidas podem ser postados como comentários para discutirmos.

As questões a seguir sobre Patrimônio Líquido devem ser respondidas com base na ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, nos pronunciamentos contábeis que tratam e algum aspecto do Patrimônio Líquido e no Manual de Contabilidade Societária (FIPECAFI), além da Lei nº 6.404/1976 e atualizações:

1) O que são ações de fruição?

2) Qual a diferença entre reserva e provisão?

3) Quais são as características dos itens que podem ser incluídos nas Reservas de Capital do Patrimônio Líquido? Dê exemplos.

4) Qual a principal característica dos itens que compõem os Ajustes de Avaliação Patrimonial?

5) De acordo com a Lei nº 6.404/76, como as reservas do Patrimônio Líquido podem ser destinadas?

6) Quando do cálculo do lucro por ação, qual a base em termos de ações que deve se utilizada (quantidade inicial, final, média, todas as ações ou alguma classe deve ser excluída)?

7) Quais as deduções e/ou adições obrigatórias para apurar o lucro líquido ajustado, que é a base de cálculo do dividendo mínimo obrigatório?

8) No caso de uma empresa ter atividade de cultivo de eucaliptos, e no final do primeiro ano reconhecer a receita econômica ocorrida na propriedade (devido o crescimento das plantas), e apura um resultado positivo (lucro), porém, esse valor não ter sido realizado financeiramente (só se realizará na venda), esse resultado poderá ser registrado no Patrimônio Líquido? Em que conta?

9) Se uma propriedade agropecuária avaliar o seu estoque de animais (gado) pelo valor de mercado e lançar a contrapartida como receita do período, como esse resultado deverá ser reconhecido no Patrimônio Líquido da empresa? Reserva de Lucros a Realizar? Lucros Acumulados?

10) Na suposição de uma empresa constituir uma Reserva de Contingência por considerar a possibilidade de haver geadas em dois anos, porém após os dois anos ocorrer outro fato adverso (que não a geada), mas que impactará da mesma forma no resultado, reduzindo o lucro, a empresa poderá utilizar essa reserva para compensar a redução?

11) Uma empresa emitiu ações em um determinado período e recebeu o total de R$500.000,00. Além disso, incorreu em gastos de R$15.000,00 na emissão das ações. Nesse caso, em qual conta contábil deverão ser registrados os gastos na emissão das ações?

2 comentários:

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)