Esse
ano participei pelo quarto ano consecutivo do EnANPAD (Encontro da Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração). Embora, em geral goste
do congresso pela diversidade temática dos trabalhos apresentados, não tenho
muitas motivações para submeter nos próximos anos, pelo menos não no curto
prazo.
O
congresso é organizado em onze divisões acadêmicas, e estas em temas de
interesse. As divisões estão listadas a seguir.
ADI
- Administração da Informação
APB
- Administração Pública
CON
- Contabilidade
EOR
- Estudos Organizacionais
EPQ
- Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
ESO
- Estratégia em Organizações
FIN
- Finanças
GCT
- Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
GOL
- Gestão de Operações e Logística
GPR
- Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
MKT
- Marketing
Trata-se
de um dos congressos mais caros da área, um estudante (graduação, mestrado ou
doutorado) que não fica hospedado nos hotéis recomendados pelo evento, que mora
na cidade do evento, por exemplo, não consegue participar sem gastar cerca de
R$ 1.100,00! Este ano o nível de economia de despesas do evento assustou... Não
se tinha nem mesmo água para beber nas salas onde ocorreram as sessões de
apresentações dos trabalhos, onde o coordenador da sessão e demais congressistas
ficavam pelo menos duas horas. Nada de certificados impressos... Consciência
ecológica? Tenho lá minhas dúvidas se isso é amor às árvores e à Camada de
Ozônio! E uma pasta vergonhosa, que não tem utilidade nem mesmo para levar
livros para a faculdade ou fazer compras no supermercado. Porém essa redução de
custos não se refletiu em um único centavo de economia para os participantes.
Mas é “status” estar no EnANPAD... E muitos acadêmicos vão lá desfilar seus
achados, teorias, grifes e narizes empinados...
Acho
que os organizadores desse congresso (a Associação Nacional de Pós-Graduação e
Pesquisa em Administração e seus líderes) precisam de algumas lições de
Contabilidade de Custos! Gostaria de ver prestações de contas do EnANPAD,
contas auditadas das atividades da Associação e um contador assinando os relatórios!
Vamos reduzir essa assimetria informacional!
A
propósito, existe a divisão acadêmica de Contabilidade, mas sempre ficamos no
porão! Isso mesmo! Os trabalhos da área de Contabilidade foram apresentados no
segundo subsolo do Hotel Windsor na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, onde o
evento vem ocorrendo há três anos consecutivos.
Durante
um tempo que passei no congresso pensei por algumas vezes... Por que não
promover as discussões do EnANPAD nas instalações de uma universidade? Uma das
nossas federais, onde a maioria dos participantes têm vínculos? Ou qualquer
outra? Por que não relevar o quanto custa de verdade esse congresso?
Será
que é só a academia que ganha com esse(s) congresso(s)? Será que é só a
fronteira do conhecimento que se expande com esse congresso? Espero estar
errada, espero que sim!
Eu nunca fui ao Enanpad e não tenho nenhuma vontade de ir. Meus congressos são USP e Anpcont e é para eles que eu irei todos os anos! Exceto se não tiver recursos para pagar a viagem. kkk
ResponderExcluirNão se justifica um congresso com um preço tão alto. Alguns colegas que foram disseram que vale à pena pelas festas... Mas não estou ligando muito para festas. Em um congresso, minha festa é dentro do congresso, conversando com os colegas da área, assistindo e participando dos trabalhos, tendo feedback do meu trabalho etc.
Eu boicoto o Enanpad e só irei a ele se meu orientador me "sugerir", ou uma vez por curiosidade. E, atualmente, não estou curioso para participar dele.
Pois é. Felipe! Minhas participações no EnANPAD têm se dado principalmente na divisão de Administração Pública. Mas não pretendo enviar no próximo ano.
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