10 de jun. de 2015

Artigos de Periódicos

Estamos retomando as postagens relativas à divulgação de artigos publicados em periódicos da área contábil e afins.
A Revista Ambiente Contábil publicou recentemente o volume 7, número 2, referente ao período de julho a dezembro  de 2015. 

Foram publicados 15 artigos, dos quais dois me chamaram a atenção: 

Autores: Karinne Custódio Silva Lemos, Gilberto José Miranda

O estudo teve como objetivo identificar, entre as variáveis analisadas pelo SINAES, que influenciam o desempenho acadêmico dos discentes. A amostra utilizada foram os cursos de graduação em Ciências Contábeis que obtiveram conceitos 1 e 2 versus 4 e 5 no ENADE dos anos de 2009 e 2012. As variáveis analisadas foram: nota dos ingressantes no Enem, escolaridade dos pais, nota infraestrutura, nota organização didático pedagógica, regime de trabalho docente e quantidades de mestres e doutores. Segundos os autores, a única variável que não apresentou influência na nota obtida pelas IES no ENADE foi escolaridade dos pais.
Eu sugiro uma variável dummy para pesquisas futuras: a realização, por parte das IES, de curso preparatório ou aula de reforço para os estudantes que fazem o ENADE.  Eu suponho que deve impactar na nota! Afinal o que as IES exibem com orgulho é a nota do ENADE [se for boa!],  não importando se a nota realmente reflete a qualidade e condições do curso!
E uma pergunta: Quem dá a nota infraestrutura e a nota organização didático pedagógica? Salvo engano são os alunos! Conheço uma instituição de ensino que praticamente não tem biblioteca nem laboratório de informática e os alunos declararam que a estrutura era excelente.

Autores: Abner Ribeiro Salaroli, José Elias Feres de Almeida, Janyluce Rezende Gama

Esse trabalho teve como objetivo analisar o processo de criação da norma contábil internacional sobre ativos intangíveis públicos. 
Um fato interessante foi a participação da Accounting Standards Board (África do Sul) e da KPMG como os entes que mais forneceram contribuições. 
A gigante da auditoria deve estar de olho nos futuros clientes! Afinal, como escreveu Eliyahu Goldratt, "a meta de uma empresa é ganhar dinheiro hoje e no futuro".

Os demais artigos publicados na última edição da Revista Ambiente Contábil foram:

Márcio Nunes da Silva, José Alexandre Soares de Oliveira Lima, Maurício Assuero Lima de Freitas, Lucivaldo Lourenço da Silva Filho, Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

Rodrigo Vicente Prazeres, Jaqueline Arruda dos Santos, Juliana Gonçalves de Araújo, João Gabriel Nascimento de Araújo, Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

Ruth Carvalho de Santana Pinho, Leonardo Brandão Bezerra

Ramon Santiago Magalhães, Leonor Bernadete Aleixo dos Santos, Miguel Carlos Viana Negreiros, Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares, Adenes Teixeira Alves

Antônio Carlos Brunozi Júnior, Angela Maria Haberkamp, Tiago Wickstrom Alves, Clóvis Antônio Kronbauer

Lara Núbia Silvestre, Rodrigo Fernandes Malaquias

Matheus Tumelero Dornelles, Clóvis Antônio Kronbauer, João Luis Peruchena Thomaz, Antônio Carlos Brunozi Júnior

Eduardo Gonçalves Moura, José Alves Dantas

Josevaldo Amaral de Sousa, Rodrigo José Guerra Leone, Anailson Marcio Gomes

Paula de Souza, Jéssica Kopak Castro, Altair Borgert, Leonardo Flach, Rogério João Lunke

Harlan de Azevedo Herculano, Geovanne Dias de Moura

Redvânia Vieira Xavier, Manoel Martins do Carmo Filho

Thamirys de Sousa Correia, Orleans Silva Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)