13 de mai. de 2009

De que vale um MBA agora?

Em um mês vou concluir meu MBA, mas não tenho emprego. Estudo numa escola conceituada e minhas notas são excelentes. Tenho dois anos de experiência em consultoria em varejo. Passei meses fazendo tudo certo na esperança de ser contratado. O que fazer? (Anônimo, Chicago, Estados Unidos)
Revista EXAME - Por Jack Welch
Que dilema terrível o seu. Aliás, não só o seu, mas de milhares de outras pessoas. Sabe-se que em algumas escolas, inclusive em algumas muito boas, mais de 30% dos formados não têm emprego algum em vista. Os recrutadores não frequentam mais os campi como antigamente - e quando aparecem é só para colher informações. Muitas empresas, cada vez mais prejudicadas e assustadas com as previsões catastróficas, decidiram deixar para depois a contratação de MBAs ou simplesmente cancelaram de vez as oportunidades de emprego. A disputa acirrada deu lugar a um clima de velório.
Mas não é compaixão o que você deseja. Você pediu um conselho. Portanto, vamos lembrar aqui as três recomendações que fizemos a um jovem MBA de 20 e poucos anos que veio nos ver recentemente. Nosso amigo, assim como você, está sem perspectivas e já começa a se desesperar. Nesse caso:
a) Você pode sossegar e aprender a lidar com a situaçãob) Pode fazer alguma loucurac) Ou talvez abrir um negócio próprio
Você já sabe que, provavelmente, não vai conseguir o emprego ideal - na empresa pretendida, com o título desejado e o salário imaginado - com que você sonhou quando foi fazer seu MBA há alguns anos. Na época, parecia que o céu era o limite. No entanto, deve haver um emprego por aí (nos Estados Unidos ou até mesmo no exterior) que pode lhe proporcionar uma boa experiência e um salário razoável. Você poderia aceitar esse emprego e abraçá-lo com vontade. Então, trabalharia duro para inovar processos, melhorar o desempenho de sua equipe e se tornar indispensável para essa companhia graças aos excelentes resultados apresentados.
No seu caso, uma possibilidade seria conseguir trabalho em algum segmento do varejo e chegar, em razão de um desempenho espetacular, a um cargo de gerência - e então chamar a atenção da administração da matriz da empresa. É claro que o dia-a-dia desse ramo pode dar a impressão de um retorno muito pobre para o investimento que você fez em seu MBA. Mas pense no que isso pode significar para sua carreira. Um desempenho muito acima da média em qualquer empresa sólida pode se tornar o passaporte para uma oportunidade melhor em outro lugar. Com o tempo, os bons resultados serão recompensados.
Com relação a uma certa dose de loucura, esse é o tipo de estratégia que achamos mais adequado para MBAs em busca de emprego nas atuais circunstâncias. Isso porque, em nossa opinião, ninguém pode ser bem-sucedido em uma campanha desesperadora em busca de emprego e, ao mesmo tempo, ser sempre agradável.
Escolha um ou dois lugares onde você sempre quis trabalhar ou então pense nos dois executivos com quem você sonha trabalhar. Exponha a eles a razão de seu interesse quantas vezes for preciso. Faça isso da maneira mais criativa e convincente que puder. Envie cartas, e-mails, telefone. Enfim, faça o que for preciso para conseguir uma entrevista de 5 minutos em que fiquem claras sua capacidade e sua energia positiva. É verdade que se trata de uma estratégia arriscada e de longo prazo. Contudo, se funcionar, você terá conseguido dar um grande passo.
Por fim, se as opções anteriores não combinam com seu perfil, o jeito é abrir seu próprio negócio. Pense um pouco no tipo de conhecimento que você tem e naquilo que você faz melhor. Procure um amigo que tenha alguma contribuição a dar - alguém inteligente ou que tenha contatos, capital ou que não precise de muitas horas de sono. Em seguida, como todo empreendedor que se preze, vá à luta. Se, por exemplo, sua área é consultoria, pegue serviços com valores menores que os das grandes concorrentes (entre 5 000 e 10 000 dólares, por exemplo) ou negocie com seus clientes um percentual sobre o volume extra de receita que você proporcionou à empresa ou sobre a economia gerada pelo seu trabalho. Obviamente, é uma estratégia que traz alguns riscos. O contexto econômico atual exige muita coragem do empreendedor - e só você sabe se tem fibra para tanto.
Não queremos parecer duros demais, apenas realistas. Vivemos tempos sem precedentes para os MBAs (e para todos os que estão em busca de emprego). São dias que exigem um conhecimento profundo de si mesmo. A crise econômica global deverá se estender por mais um ou dois anos, por isso não faz sentido ficar parado à espera de algum milagre.
Existem apenas três opções. Faça sua escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)