31 de ago. de 2011

Simpósio Brasileiro de Teoria da Contabilidade


Com o tema: “Teoria da Contabilidade: Fonte de Inspiração para a Regulação e Prática Contábil” estão abertas as inscrições para a segunda edição do SBTCont – Simpósio Brasileiro de Teoria da Contabilidade que será realizado na Cidade de João Pessoa/Paraíba, no período de 10 a 12 de novembro de 2011. O público alvo do II SBTCont envolve professores, pesquisadores, estudantes, profissionais contábeis e outros interessados tendo como Presidente Honorário o Prof. Dr. Sérgio de Iudícibus e Coordenadora Nacional a Profa. Marcleide Pederneiras. Sobre a idéia do simpósio de Teoria da Contabilidade é importante transcrever a mensagem do Professor Sérgio de Iudicibus:

Refletindo sobre tudo que está ocorrendo na Contabilidade e no ensino e pesquisa de Contabilidade, no nível mundial e local, os professores de Teoria da Contabilidade em particular, mas também todos os demais professores e pesquisadores têm motivos para ficarem preocupados. Em primeiro lugar, a Contabilidade, no Brasil e no mundo, está se internacionalizando rumo a uma linguagem universal e a um modelo único e isso está trazendo uma série de necessidades de treinamento, de mudança de cultura e de crenças e valores. Por outro lado, preocupa a falta de participação dos teóricos no debate dos temas mais atuais, como Subjetivismo Responsável, Substância sobre a Forma, Valor Justo etc. Esses assuntos eram debatidos, décadas atrás, exatamente pelos teóricos, mas agora parece que nada mais têm a dizer e que tudo já vem pronto dos órgãos reguladores. É para discutir e meditar sobre esses e outros assuntos, que se teve a idéia do Simpósio, para o qual se convidam professores, pesquisadores, praticantes e estudiosos da Contabilidade, de todo o Brasil.

Para conduzir a discussão do tema, estarão presentes nomes expressivos na Contabilidade no Brasil:
Prof.Dr. Eliseu Martins – FEA/USP
Prof. Dr. Sérgio de Iudícibus – FEA/USP e PUC SP

Prof. Ld. Lino Martins da Silva - UERJ
Prof. Jorge Expedito de Gusmão Lopes, Ph.D – UFPE

Prof Dr. Jorge Katsumi Niyama – UnB

Prof Dr. Edilson Paulo – UFPB

Prof. Dr. Alexsandro Broedel Lopes – Diretor da CVM e Professor da FEA/USP

Prof. Dr. Natan Szuster - UFRJ

Prof Dr. Josir Simeone Gomes - UERJ


Maiores informações, programação completa e inscrições no site: http://www.sbtcont.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)