4 de ago. de 2011

Objetivo e objeto da Contabilidade

O Congresso USP de Controladoria e Contabilidade abriu espaço para apresentação de ensaios teóricos. De acordo com a organização do Congresso, a modalidade de ensaio teórico visa contribuir com a pesquisa por meio de reflexões inovadoras na área. O formato diferenciado dos artigos tradicionais permite a realização de estudos aprofundados, decorrentes de um debate consistente com a comunidade científica.
Divulgo abaixo o ensaio teórico: "Ciência da Contabilidade: Um Ensaio Teórico sobre seu objetivo e objeto" de autoria de Eric Aversari Martins e L. Nelson Carvalho. Durante a concorrida a apresentação foram muitas as discussões sobre o tema.

Resumo
A academia contábil no Brasil, atualmente (e em outros centros de pesquisa estabelecidos, há mais tempo), se depara constantemente com discussões epistemológicas e, mais estritamente, metodológicas. Diversos artigos, teses e dissertações vêm sendo publicados ao longo dos últimos anos discutindo temas relacionados a métodos científicos aplicados à contabilidade.
Trabalhos bibliométricos (tais como RICCIO et al, 1999 e THEÓPHILO, 2004 e maisatualmente MURCIA; BORBA, 2008, MACHADO, 2009 e MIRANDA et al, 2010 entre tantos outros) buscam analisar os métodos aplicados em trabalhos contábeis científicos, bem como a qualidade dos mesmos. Outros (tais como FARIAS; FARIAS, 2010a, FARIAS; FARIAS, 2010b e THEÓPHILO; IUDÍCIBUS, 2001 entre outros) abordam questões mais teóricas acerca de aspectos metodológicos e epistemológicos da ciência da contabilidade.
Veja-se que os trabalhos citados, bem como outros na mesma linha, muito discutem os
Métodos utilizados ou a serem nas pesquisas, mas pouco se fala sobre a natureza da ciência da contabilidade em si. Sendo assim, o presente ensaio teórico possui como objetivo discutir o escopo da citada ciência, trazendo uma discussão acerca da sua efetiva existência e seu objeto de estudo.
Pretende-se, com isso, apresentar uma visão holística e ontológica da ciência da contabilidade, propondo uma base conceitual a respeito de qual o seu alcance. Tal visão se apresenta como uma contribuição para o entendimento das relações entre as mais diversas áreas de pesquisa que são realizadas atualmente, tanto no Brasil quanto no mundo.
O texto é segregado em 5 seções. Na primeira são apresentadas as características da ciência e uma breve discussão acerca da ciência da contabilidade. A segunda contém a proposta de objetivo e objeto de estudo dessa ciência. Na terceira são discutidos aspectos da informação contábil. A quarta é formada pela apresentação dos ambientes em que a informação contábil atua. Finalmente, a conclusão é apresentada na última seção.

Link para o texto completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)