15 de set. de 2011

Banco de Dados


Boa notícia para pesquisadores que trabalham com dados econômicos, populacionais, sociais e de finanças públicas! Uma parceria vai disponibilizar dados em única base, que tem a possibilidade de ser muito útil em pesquisas.
Segue a matéria completa.

Resultado de parceria com os EUA, Brasil lança site com dados públicos
Matéria de Talita Moreira publicada no Valor Econômico - 15/09/2011

O governo brasileiro prepara o lançamento de um portal em que serão publicadas todas as informações divulgadas pelo setor público. O objetivo é tornar disponíveis a qualquer pessoa dados colhidos por fontes tão diversas quanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o portal de compras da União.

Com estreia prevista para o fim deste ano, o site (www.dados.gov.br), faz parte das ações do governo brasileiro para promover a Parceria por um Governo Aberto (Open Government Partnership), aliança encabeçada pelo Brasil e pelos Estados Unidos para promover a transparência do setor público.

A parceria, anunciada em julho, deve ser assinada pela presidente Dilma Rousseff e pelo americano Barack Obama, na próxima semana, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Países como Noruega, México e Indonésia, além de algumas organizações não governamentais, serão o foco do projeto, mas a ideia é que a aliança alcance mais de 75 nações.

O secretário de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Delfino de Souza, disse ontem que o site é uma das oito ações previstas no acordo. Segundo ele, o portal vai tornar disponíveis não apenas os dados divulgados pelo governo federal, mas a metodologia usada para se chegar até eles. Por exemplo, na divulgação do Produto Interno Bruto (PIB), o site vai abrir os números adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no cálculo do resultado final e explicar como instituto fez a conta.

"Vamos oferecer os dados brutos. Vai ser muito útil para pesquisadores, jornalistas e terceiro setor", afirmou o secretário.

O portal vai se conectar às redes sociais. Na página ainda em construção, há links para o Facebook e o Twitter. De acordo com Souza, a proposta é que todo o conteúdo disponibilizado pelo governo seja divulgado também nas redes sociais. Na avaliação do secretário, o setor público ainda usa muito pouco esse tipo de ferramenta e essa estratégia precisa ser repensada.
"As redes sociais proporcionam um contato precioso entre o governo e os cidadãos", observou Souza, que participou ontem de um debate na Futurecom, maior evento do setor de telecomunicações realizado no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)