7 de jul. de 2009

Contabilidade: Oportunidades e Mercado de Trabalho

Segue abaixo as respostas dadas pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-CRJ) ao Jornal O Globo. Trata-se de uma série de reportagens que busca apresentar a opinião de experientes profissionais em diversas áreas com a finalidade de orientar os estudantes quanto à escolha da profissão e as oportunidades de cada uma. Por ser divulgada nesse blog, naturalmente, aborda aspectos do mercado de trabalho do profissional de Contabilidade.
Em relação aos comentários expressos pelo presidente do CRC-RJ, não posso dizer que eu tenha opinião controversa, mas diria que tenho uma visão pelo menos mais abrangente.
Por exemplo: Para a área de Contabilidade, uma oportunidade muito promissora está na área acadêmica: Educação e Pesquisa em Contabilidade. A formação de novos profissionais é uma necessidade contínua e uma oportunidade para aqueles que gostam da área e se identificam com educação, ensino e pesquisa.
Além disso, é crescente a atuação do profissional de contabilidade em entidades do terceiro setor, em empresas que desenvolvem atividades potencialmente poluidoras, que precisam de um controle adequado dos seus ativos e passivos ambientais e em empresas que estão no processo de convergência internacional dos padrões de Contabilidade.
Mas seguem os comentários...
Cláudia Cruz
Com a crise, as firmas estruturadas precisam do contador mais do que nunca, diz o presidente do CRC-RJ, Antônio Miguel Fernandes
Por William Helal Filho, O Globo (07/07/2009)
O contador é um sujeito poderosíssimo numa empresa, por quem passam informações de todos os departamentos. É o que diz o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio, Antônio Miguel Fernandes. Gerente de auditoria do BNDES e professor nas universidades Candido Mendes e Mackenzie, ele diz que o bom profissional tem que ser concentrado, mas também sociável e capaz de circular em todos os setores.

Qual é a função efetiva de um contador? (Gabriela Paula da Silva Cruz)

ANTÔNIO MIGUEL FERNANDES: O contador está para uma entidade como o médico está para o ser humano. Nenhuma empresa pode abrir mão dele antes da sua existência, durante ela e até na sua morte. Cabe ao contador registrar todas as informações sobre o patrimônio da entidade. Ele reúne dados das diversas áreas da empresa (vendas, pagamentos, compras, impostos...), põe na balança débitos e créditos e registra o acréscimo ou o decréscimo patrimonial. Tudo é contabilizado no diário, um livro obrigatório, que é histórico e cronológico.

Quais as oportunidades e como está o mercado no setor privado para um recém formado? (Lino Mufarrej de Carvalho)

FERNANDES: O estudante tem que se movimentar a partir do 4 período. Não é difícil achar estágio. As melhores faculdades são procuradas por grandes escritórios em busca dos novos talentos. E as quatro maiores firmas de auditoria do mundo, chamadas de "Big Four" (PricewaterhouseCoopers, Deloitte Touche Tohmatsu, KPMG e Ernst & Young) fazem seleção anualmente.

Na área pública onde estão as melhores oportunidades? (Cavedog)

FERNANDES: São várias. Auditor da Receita Federal, fiscal do ICMS, auditor do Tribunal de Contas da União e do Estado, fora os cargos de contabilidade em diversos órgãos públicos. Os salários vêm melhorando, tanto no plano federal quanto nos estados, e os concursos estão mais exigentes. Isso está gerando quadros excelentes. Este ano vai haver concurso para o BNDES, cujo salário inicial de contador passa de R$ 7 mil.

Qual é o papel de um contador na área ambiental? (Leonardo Albuquerque)
FERNANDES: Toda empresa que lida com meio ambiente tem que investir em prevenção, preservação etc. A contabilidade registra tudo num relatório de responsabilidade social, além de fazer um balanço de ativos e passivos ambientais. É uma área em que operam grandes empresas no Brasil.

No atual quadro de crise econômica, a carreira passa por alguma valorização? (Gabriela Paula da Silva Cruz)
FERNANDES: Cresce muito. O profissional pode ter dificuldade com empresas fechando, alguma falta de demanda de serviços... Mas as firmas estruturadas precisam dele mais do que nunca, porque a crise tem que ser vista como chance de investir. E o bom contador mostra caminhos, espaço para melhorias, onde cortar gastos... Tem que nutrir a direção da empresa de dados para gerar decisões.

E o que precisa ter um bom contador? (Rafael Alvarez)
FERNANDES: Tem que ser uma pessoa concentrada, mas não pode ser apenas técnica. Precisa ser curioso e se dar bem com as pessoas, porque todas as áreas da empresa vão passar por suas mãos. Não pode ficar escondido na sala. O contador nunca vai ser o cara mais popular da firma, mas não pode ser uma ostra. Tem que mostrar à empresa que seu trabalho não é apenas um fardo para atender ao fisco e a legislação.

2 comentários:

  1. bem seu blog li este texto não entendo nada do assunto, mas sou curioso em querer saber. gostei das suas idéias, em todas as profissões esta faltando um pouco de ética voce concorda comigo?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Irineu! Obrigada pela visita. Em todas as áreas profissionais a postura ética é sempre uma questão crítica. Em contabilidade, não é diferente. Há muitas coisas interessantes a se pesquisar. Boa sorte!

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)