12 de out de 2010

Universidade = Ter cursos de Doutorado

Universidades precisarão ter ao menos dois cursos de doutorado em 2016

Caso não cumpram a regra, as instituições serão classificadas como centros universitários ou faculdades

Fonte: Folha Online

A partir de 2016, universidades terão de ter pelo menos dois cursos de doutorado e quatro de mestrado. A medida está prevista em resolução do CNE (Conselho Nacional de Educação) homologada em 05/10/2010.

Caso não cumpram a regra, as instituições serão classificadas como centros universitários ou faculdades -- que, ao contrário das universidades, não têm autonomia para abrir novas vagas e cursos sem autorização do Ministério da Educação.

Estão sujeitas à norma universidades privadas e federais. As estaduais e municipais não se enquadram porque estão sob a jurisdição de conselhos estaduais e municipais de educação.

Atualmente, cerca de metade das instituições privadas e federais não estão adequadas à nova exigência, de acordo com dados da Capes, órgão de fomento à pós-graduação do governo federal. Ainda assim, a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, diz acreditar que o prazo de 2016 é suficiente para elas se adaptarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)