31 de out. de 2010

Procrastinação (Acadêmica)


Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação!

Procrastinação acadêmica = Tendência a postergar tarefas relativas aos estudos, não realizá-las nas datas solicitadas ou fazê-las com pressa somente para entregá-las aos professores.

Postei essa charge aqui por me recordar de um artigo bem interessante apresentado no XXXIV EnANPAD 2010, em que também apresentei um trabalho. Durante a apresentação da Profª. Beatriz Quiroz Villardi ouvi pela primeira vez o termo Procrastinação Acadêmica. A autora discorreu sobre sua experiência em um programa de Mestrado Profissional na área de Administração e alguns dos problemas envolvendo ensino-aprendizagem. As discussões feitas pela autora são muito interessantes. Segue o resumo do artigo:

Título: Implicações da Aprendizagem Experiencial e da Reflexão Pública sobre o Campo, para o Ensino de Pesquisa Científica e a Formação de Mestres em Administração

Autoria: Beatriz Quiroz Villardi

Resumo: Na pós-graduação stricto sensu se formam professores e pesquisadores em administração, espera-se que os estudantes em um prazo de vinte e quatro meses, desenvolvam sua capacidade de abstração e de ação para pesquisar em administração. Entretanto, a complexidade deste processo de aprendizagem parece não ter sido considerada pelos métodos de ensino e pesquisa nem nos projetos político-pedagógicos positivistas predominantes que ainda parece orientar a formação acadêmica nos cursos de mestrado. Apoiado em referencial que trata de processos de ensino-aprendizagem e pesquisa qualitativa buscou-se, então realizar pesquisa que respondesse à seguinte questão: Como mestrandos aprendem, por meio de prática experiencial, a realizar pesquisa qualitativa em administração? Apresenta-se, então, o processo aprendido, por meio de vivência e de reflexão na oportunidade dada a mestrandos calouros que estavam cursando a disciplina Metodologia de Pesquisa e pela primeira vez estudavam seus fundamentos. Especificamente, mestrandos calouros de dois diferentes programas de pós-graduação de diferentes instituições vivenciaram, com seus professores, a fase de coleta e análise de dados no campo construindo um roteiro de entrevista, realizando entrevista piloto, e refletindo para identificar as modificações necessárias ao roteiro e proceder à sua nova validação. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo e reflexivo porque se propôs a examinar a própria prática de ensino-aprendizagem durante, e após o processo de aprender a pesquisar. Os dados de campo foram coletados ao longo de um ano, durante as aulas, discussões presenciais e virtuais e oficinas. As observações e entrevistas transcritas foram interpretativamente analisadas. Os resultados empíricos sugerem que: os alunos aprenderam a pesquisar, pesquisando e, assim, se aperceberam de sua própria prática como entrevistadores, apreenderam os pressupostos da pesquisa qualitativa, e com essa consciência deram inicio à construção de conhecimento para seus projetos de pesquisa. Os docentes destes alunos, por sua vez, ao refletirem sua prática no ensino de pesquisa qualitativa e, com seus alunos, sobre seus avanços, identificaram oportunidades de aprendizagem e desenvolveram espaços, para estimular a vivencia e reflexão, estabelecendo intersubjetividade e mudaram assim, sua própria prática para um processo de ensino-aprendizagem de mão dupla. Os dois resultados conceituais: a prática de ‘reflexão pública’ em sala de aula e durante os eventos específicos extraclasses ativou a ‘aprendizagem experiencial’ alcançada e, a entrevista no campo que os mestrandos praticaram estava orientada pelos pressupostos da entrevista do tipo romântico, nos termos de Alvesson (2003). A prática de reflexão pública no campo e sobre o campo ampliou, a consciência dos participantes, e revelou implicações para o ensino de metodologia de pesquisa, pesquisa qualitativa e orientação de mestrandos. A resposta alcançada pode subsidiar docentes de cursos de mestrado em administração na reflexão de suas próprias práticas e, gestores de IES na formulação didático-pedagógica de seus cursos.

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