Esses dias estava revisando a norma IAS 36 - Impairment of Assets (Redução ao Valor Recuperável de Ativos – CPC 01) para ministrar uma aula sobre o tema, quando descobri que a Deliberação CVM nº 527/07, que aprovou o CPC 01 foi substituída pela Deliberação nº 639/10, que aprovou uma revisão do Pronunciamento CPC 01. Daí eu falei: Tão depressa? Bem, lá se vão três anos da edição do CPC 01 original! Em tempo de convergência “a toque de recolher” já tivemos até revogação de pronunciamento [extinto CPC 14]... Mas o que me surpreendeu mais foi o relatório da audiência pública da revisão do CPC 01, o qual apresento [na íntegra] a seguir:
“PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 01 (R1) - Redução ao Valor Recuperável de Ativos
RELATÓRIO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA
1. A minuta do Pronunciamento Técnico CPC 01 (R1) – Redução ao Valor Recuperável de Ativos esteve em audiência pública conjunta com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) até 23/07/10. Houve várias sugestões exclusivamente quanto à forma, de natureza redacional ou com a característica de melhoria do entendimento, cuja grande maioria foi acatada.
2. As sugestões relativas à forma não são destacadas nos Relatórios de Audiência Pública e não houve sugestões quanto ao conteúdo a serem relatadas.
3. O CPC agradece pelas sugestões recebidas.”
É exatamente isso! Foi feita uma revisão, revogada uma deliberação e aprovada outra para consertar questões relacionadas à tradução e à linguagem! Somos ótimos na convergência!
Enquanto isso, a AICPA, entidade que reúne os contadores certificados dos Estados Unidos, pede tempo para adotar as normas internacionais de contabilidade. Segundo a AICPA é necessário um tempo mais longo [pelo menos cinco anos] para que a transição seja realizada de forma adequada.
E por aqui no Brasil, se não fizermos toda a convergência em dois/três anos não somos competentes.... Temos que correr tanto para provar que somos sérios, que estamos fazendo o nosso dever?
Quem roubou nossa coragem [a coragem dos nossos representantes] para solicitar um prazo maior para um processo de convergência mais adequado, menos acelerado, com mais reflexão?
AICPA quer mais prazo (Texto do Blog Contabilidade Financeira)
A AICPA, entidade que reúne os contadores certificados dos Estados Unidos, pediu a SEC, que cuida da regulação do mercado acionário daquele país, tempo para adotar as normas internacionais de contabilidade. A AICPA entende que é necessário um tempo mais longo para que a transição seja realizada de forma adequada. Baseado em pesquisas realizadas pela própria entidade, a AICPA acredita que as empresas irão necessitar de cinco anos de preparação antes de adotar a IFRS, se forem exigidos dois anos de demonstrações contábeis comparativas.
A SEC já tinha deixado claro que 2015 é a data mínima para a utilização da IFRS por empresas dos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!