4 de fev de 2009

Como anda sua empregabilidade?

04 de fevereiro de 2009
Por Rafael D'Avila
Empregabilidade é a capacidade de um profissional estar apto a suprir a demanda de algum segmento de mercado. Hoje em dia não podemos mais esperar que o mercado se adapte a nós, temos que nos adaptar a ele.O profissional deve estar sempre comprometido com as necessidades de sua empresa, pois nos dias atuais tudo muda em um segundo.
Uma empresa que fabrica determinado produto hoje pode estar fabricando algo totalmente diferente amanhã. Devido às estas mudanças no mercado o profissional deve se considerar um camaleão, preparado e disposto a encarar mudanças dentro e fora da empresa.
Hoje em dias a maioria das instituições não dá mais tanto valor há quanto tempo você ficou em uma mesma empresa, e sim ao “que você realizou naquela empresa, qual foi sua contribuição para o crescimento dela”.
Não trabalhamos mais na condição de empregados e sim como prestadores de serviços. O mercado está mudando com uma velocidade enorme nunca vista antes. Um tempo considerado bom dentro de uma empresa vai de um a dois anos dizem especialistas no assunto. Devemos estar preparados para servir diversas empresas ao longo de nossa carreira. Por isso a importância de não se especializar em apenas um segmento, pois este pode com o tempo tornar-se obsoleto e você acabar se tornando um desempregado. O conhecimento dobra cada vez mais rápido e não são poucos os exemplo de profissões que foram sucateadas.
Planejamento de carreira? Não, acho que nos dias atuais o nome adequado seria planejamento de mudança. As empresas precisam de profissionais que possam mudar junto com elas, Durante a evolução de nossa carreira muitas vezes teremos de trocar de emprego ou até mesmo o segmento que trabalhamos uma vida, por isso devemos estar sempre preparados e com um plano B na manga.
O importante é saber onde se quer chegar, pois caso contrário é como dirigir um carro olhando pelo retrovisor, sabemos de onde viemos, mas não sabemos para onde estamos indo.O planejamento de carreira não deve ser encarado como um fim e sim como um meio de atingirmos nossas metas. O mercado cada vez mais vai exigir pessoas inovadoras, criativas, mutáveis e dispostas a fazer algo de significativo ela empresa. O desejo de aprender e superar desafios devem estar presentes no perfil deste profissional do futuro, e o futuro é agora.
Este profissional deve estar disposto a aprender e também ensinar, ser generoso e ajudar os colegas, pois você não chegará sozinho a lugar nenhum, seja respeitoso e compartilhe seu conhecimento com os colegas, assim você manterá ativa e em aberto sua rede de relacionamentos, é importante frisar que li em uma reportagem da Revista você S/A de alguma edição passada que 70% dos profissionais no Brasil são direta ou indiretamente promovidos de cargo dentro de uma empresa devido ao seu QI, ou seja, o famoso quem indica.
Então não insista em segmentos que notadamente estão sendo sucateados, invista em você mesmo, invista em sua educação e conhecimento que são bens valiosos e muito cobiçados pelas empresas. Sempre tenha um plano B, com uma ou várias especializações, seja camaleão e adapte bem as drásticas mudanças que o mercado vem sofrendo. Enfim torne-se empregável, esteja sempre preparado e apto a atender o mercado de trabalho.

Fonte: Portal Administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)