2 de abr. de 2011

Contabilidade na América Latina

Gostei da ideia! Já era tempo! A América Latina não é só um conjunto de países pobres ou em desenvolvimento.

Contabilidade Regionalizada
Matéria publicada na Folha de S. Paulo em 01/04/2011

Os contadores dos países da América Latina pretendem consolidar a criação de uma entidade única no dia 23 de maio, durante reunião em Buenos Aires.

O objetivo da associação será representar os profissionais da região junto ao IASB (International Accounting Standards Board), que formula as normas internacionais do setor.

"As regras passam por um processo de adaptação à nossa realidade e queremos sincronizar as reivindicações dos contadores da região", diz o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Carneiro.

Representantes de países como Brasil, Argentina, Chile, México, Uruguai, entre outros, já assinaram um protocolo de intenções para a criação do grupo.

2 comentários:

  1. Um vez fiz uma pesquisa sobre a conversão das demonstrações financeiras brasileiras e acabei descobrindo que empresas brasileiras também são obrigadas a consolidar suas coligadas em países da américa latina, como por exemplo a AMBEV. Na época, a SEC fiscalizava a conversão das demonstrações de BR para US mas não de AR para BR ou CH para BR.
    Acredito que esta entidade vai melhorar muito a uniformidade dos procedimentos e das informações contábeis.

    ResponderExcluir
  2. Eu também acredito. E também espero que a América Latina adquira representatividade e voz nas discussões do IASB.

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)