12 de mai. de 2011

Dica de Livro: O Príncipe e o mundo empresarial


O Príncipe revisitado: Maquiavel e o mundo empresarial.

Uma das obras mais importantes de gestão e negócios, O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, ganha uma nova versão sob a ótica de dois experientes gestores: Luiz Roberto Antonik, executivo do setor de Comunicações, e Aderbal Nicolas Muller, acadêmico da universidade paranaense Unifae.

Polêmico e ao mesmo tempo original, O Príncipe revisitado: Maquiavel e o mundo empresarial, lançamento da editora Actual, trata-se de um livro singular, idealizado para ser a mais singela interpretação de Maquiavel em nossos dias. Reescrito com exemplos atuais e percepções da nossa era, o livro faz uma releitura cuidadosa e mostra como os ensinamentos do renascentista podem inspirar empresários e executivos a enfrentarem seus desafios do cotidiano.

Segundo Antonio Carlos Valente, presidente do grupo Telefônica no Brasil, o leitor se surpreenderá com a atualidade do texto e com os conceitos que ele traz para a gestão empresarial. "A riqueza do debate proposto pelos autores oxigena as ideias para nós que vivemos os desafios da vida empresarial - que se agigantam cada vez mais pelas revoluções permanentes vividas neste ambiente, como aquelas proporcionadas pelo avanço da tecnologia".

O Príncipe revisitado: Maquiavel e o mundo empresarial está dividido em 26 capítulos,
entre eles: Quando os executivos medem forças; Ser liberal, uma arte conquistada aos poucos; A arte de confiar nas pessoas e delegar; Aqueles que se tornam empresários pela artimanha; A gestão de empresas familiares; Quais os motivos que levam alguns empresários a perder suas empresas; A sorte existe, mas não se pode confiar nela, entre outros. Os trechos da obra original foram mantidos e há páginas inteiras transferidas para os dias de hoje, com apenas a substituição da palavra "príncipe" pela palavra "empresário"; o que, segundo os autores, denota a atualidade da obra de Maquiavel.

"Em verdade, a atualidade de Maquiavel reside, ao contrário do que ensinam certos teóricos da administração, muito mais na força, rigor, justiça e necessidade de ação rápida, qualidades inerentes ao homem de sucesso que gere qualquer empreendimento, do que em processos (...) a prática e o conhecimento nos ensinam que um pouco de maldade, estresse e desafio são indispensáveis para o bom resultado, e isso apenas se obtêm com pessoas certas" - ressaltam os autores.

O Príncipe, escrito por Nicolau Maquiavel, em 1513, e publicado postumamente em 1532, trata-se de um dos tratados políticos fundamentais elaborados pelo pensamento humano, e tem papel crucial na construção do conceito de Estado como conhecemos hoje. No mesmo estilo do Institutio Principis Christiani, de Erasmo de Rotterdam, o livro descreve as maneiras de conduzir-se aos negócios públicos internos e externos e, fundamentalmente, como conquistar e manter um principado.

O Príncipe revisitado: Maquiavel e o mundo empresarial
Autores: Aderbal Muller e Luis Roberto Antonik
Editora: Actual
Pág: 106
Preço: R$ 29,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)