9 de jan. de 2009

Contadores, Atualização! Muitas leituras!!

Prezados acompanhantes e visitantes desse blog (imagino que a grande maioria seja da área contábil),

Temos muito o que ler e estudar! Queiramos ou não, a convergência está aí e não adianta fazer cara feia ou espernear!
São muitos os textos que tenho lido e postado sobre as implicações e desafios do processo de convergência internacional das normas contábeis. E registre-se aqui que a palavra CONVERGÊNCIA, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, significa ato ou efeito de convergir, disposição de dois ou mais elementos lineares que se dirigem para ou se encontram no mesmo ponto, tendência para aproximação ou união em torno de um assunto ou de um fim comum; confluência, concorrência. Portanto, o IASB diz qual é o ponto e o resto do mundo converge para esse ponto. Há pouco tempo atrás o termo era HARMONIZAÇÃO, que segundo o mesmo Dicionário, significa combinar interesses de forma equilibrada. No processo que a Contabilidade está passando atualmente em nível mundial, não há combinação equilibrada de diferentes interesses, mas convergência de todos os interessados ou não para um conjunto de normas já existentes. O objetivo desse comentário não é criticar a convergência e defender um processo hamonizador. A convergência internacional é uma realidade da qual não dá para fugir se quisermos acompanhar a realidade da área em que atuamos, seja como profissionais de mercado ou acadêmicos.
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) já editou 14 pronunciamentos que fazem referência a normas internacionais relacionadas a diversos temas de Contabilidade. Além disso tem a Lei nº 11.638/2007 e a MP 449… Fair Value, Teste de Impairment, nova estrutura conceitual, novas contas do balanço, novos desafios! São muitas páginas para ler. Há muita subjetividade nos pronunciamentos. Acompanhar isso é fundamental para atuais e futuros profissionais da área contábil.
Férias? Quando o processo de convergência estiver concluído, aí essa palavra terá melhor significado para nós, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é período de repouso ou descanso, em não se desenvolve as atividades laborais ou acadêmicas cotidianas!

Bom final de semana e boa leitura para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)