26 de fev. de 2011

Informações contábeis

Como ouvi essa semana de um dos palestrantes na Semana de Integração na FEA/USP, a Contabilidade existe em decorrência de assimetria informacional e, em última análise, o seu principal objetivo é reduzí-la.
Contabilidade tem que espelhar amplamente a realidade

Fonte: ODocumento.com.br (21/02/2011)

"A contabilidade tem que espelhar a realidade da empresa e, no caso do poder público, do que efetivamente representam as ações dos órgãos governamentais e os compromissos financeiros por eles assumidos", disse o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Valter Albano da Silva ...

O TCE-MT vem oferecendo capacitação em contabilidade pública com foco nas mudanças que a disciplina vem sofrendo em nível mundial.

Segundo Albano, Mato Grosso já foi palco de uma dramática situação contábil, que não espelhava a verdadeira realidade, além esconder a verdade dos fatos. "A contabilidade em 1995 apresentava apenas um terço da divida real. Traduzia uma pequena parte dos contratos e os compromissos, que eram razoavelmente cumpridos, tinham pouca base legal", lembrou o conselheiro presidente.

"Participei da reestruturação administrativa do Estado e vi quanto mal faz a ausência de uma contabilidade real associada com a falta de responsabilidade de gestores. Com a reestruturação, muita coisa surgiu dos porões, ou que estavam escondidas em baixo dos tapetes e atrás das cortinas", ele acrescentou. Valter Albano foi secretário de Fazenda na primeira gestão do Governo Dante de Oliveira, período em que foi necessário um amplo ajuste fiscal para que o Estado voltasse a ser administrável.

Importância
Para Valter Albano, com a capacitação o TCE-MT está buscando elevar o conhecimento e a prática contábil aos moldes e níveis dos países de primeiro mundo. "Obtendo conhecimentos sobre a base filosófica da nova contabilidade, os conceitos e os procedimentos, nosso auditores podem contribuir para a melhoria da administração pública", ponderou
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)