9 de mar. de 2010

Contabilidade na Universidade Aberta do Brasil

Um curso de graduação em Ciências Contábeis integrar a plataforma de cursos da Universidade Aberta do Brasil. A matéria a seguir apresenta a proposta.

Contabilidade é a nova proposta de curso de graduação da UAB

Mais uma graduação pode integrar a oferta de cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em reunião ocorrida no dia 8 de março, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, coordenadores UAB e técnicos da Capes decidiram criar o curso de graduação em contabilidade na modalidade de ensino a distância.

Para isso, criaram um grupo de trabalho no ambiente virtual de aprendizagem da UAB (Atuab) para elaborar o projeto pedagógico do curso. Após definir um cronograma de atividades, o grupo confeccionará o projeto em si, por meio do Atuab e em encontros presenciais. O projeto pedagógico fica pronto em maio, quando será enviado às universidades e institutos federais para validação da proposta.

Participaram do encontro representantes das universidades federais do Espírito Santo (Ufes), de Minas Gerais (UFMG), de Pernambuco (UFPE), do Paraná (UFPR), de Santa Catarina (UFSC), Federal do Amazonas (UFAM), do Rio de Janeiro (UFRJ), da Federal da Bahia (UFBA), de Brasília (UnB) e de São Paulo (USP).

Curso
O curso pretende estender a formação aos municípios brasileiros que não possuem educação superior na área, e formar profissionais que atuem nas administrações municipais. Entretanto, não está definido se o curso vai ser voltado para o setor público. “Esta questão está na pauta de discussão do projeto pedagógico”, diz a coordenadora-geral de Articulação Acadêmica da Capes, Nara Pimentel.

A iniciativa de criação do curso vai ao encontro das intenções de muitas instituições, UFPE. Segundo a professora Cacilda Andrade, a universidade já pretendia implementar uma versão a distância do programa Contabilizando o Sucesso, em colaboração com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Nosso objetivo de realizar esta formação a distância estará completo com a oferta de uma graduação”, afirma Cacilda, que também é coordenadora de desenvolvimento profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Capes

2 comentários:

  1. Olá Claudia!

    Na verdade eu não entendi muito bem a criação desse curso.

    Qual a diferença deste curso para o já existente, pela Universidade Aberta do Brasil, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina?

    Seria uma abordagem diferente, uma habilitação diferente da de Bacharel em Ciências Contábeis? Pois a UFSC já oferta, pela 2ª vez, o Curso de Graduação em Ciências Contábeis na modalidade a distância.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláudio! Trata-se de uma proposta da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é uma espécie de plataforma que dá acesso a outras instituições para oferecerem cursos à distância que tenham propostas comuns. Dê uma lida sobre a UAB no site dela:http://www.uab.capes.gov.br/

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)