9 de mar. de 2010

Períodicos eletrônicos e Qualis CAPES

A cada triênio a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) faz avaliação dos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu e dos periódicos que circulam no Brasil para divulgação da produção científica nas mais diversas áreas de conhecimento. Alguns dos periódicos eletrônicos da área de Ciências Contábeis lançados mais recentemente, em sua maioria sob responsabilidade dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), foram incluídos no Qualis CAPES, entre eles: A Revista Contabilidade e Organizações, ABCustos, Revista de Informação Contábil, Revista Contemporânea de Contabilidade, Revista de Contabilidade da UFBA e a Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC). Os links para esses e outros periódicos encontram-se na seção Periódicos de Contabilidade no lado direito da tela desse blog.

A listagem completa dos periódicos incluídos no Qualis CAPES pode ser conslutada nesse link.

Veja abaixo a matéria sobre a inclusão da REPeC no Qualis CAPES.

REPeC recebe avaliação do Qualis-Capes

Fonte: Comunicação CFC

A Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), periódico científico eletrônico mantido pelo Conselho Federal de Contabilidade, foi avaliada - na área da Administração, Contabilidade e Turismo - no estrato B3 do Sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para o editor responsável pela REPeC, José Francisco Ribeiro Filho, professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a avaliação pode ser considerada muito boa.

De acordo com a Capes, o Qualis é um conjunto de procedimentos utilizados pelo órgão para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.Com missão de divulgar a produção de conhecimentos, a REPeC tem edição quadrimestral e está atualmente no terceiro ano. "O estrato B3 do Qualis Capes é considerado de impacto, juntamente com o B1 e o B2", afirmou o editor responsável da revista eletrônica do CFC, acrescentando que a avaliação permitirá que a Equipe Editorial da REPeC aprofunde e melhore ainda mais a captação de artigos."Esta foi a primeira avaliação que tivemos; nas próximas, esperamos alcançar os estratos superiores", ressaltou Francisco Ribeiro. Segundo ele, a avaliação da REPeC pelo Qualis da Capes é uma conquista da comunidade acadêmica, do CFC e de todos os envolvidos com esse trabalho.

Sistema Qualis

Conforme a Capes, a "classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)