Jovem escolhe empresa por oportunidade de crescimento na carreira
02 de setembro de 2009
Por Luana Cristina de Lima Magalhães - InfoMoney
02 de setembro de 2009
Por Luana Cristina de Lima Magalhães - InfoMoney
A geração Y (jovens nascidos a partir de 1980) é marcada por profissionais que são inconstantes, ou que mudam de empresa frequentemente, conforme seus interesses. Diante deste perfil, que atributos uma empresa deve ter para que os jovens brasileiros a escolham como melhor local para trabalhar e, consequentemente, "vistam a camisa" da organização?
Possibilitar o crescimento e o desenvolvimento na carreira são os principais atributos que a empresa deve oferecer aos seus jovens colaboradores, segundo mostrou a pesquisa "Empresas dos Sonhos 2009", realizada entre maio e junho deste ano pela Cia de Talentos, em parceria com a TNS.
"O ano de 2009 foi marcado pela crise, que trouxe impactos nos processos seletivos. Logo, os jovens passaram a classificar como uma empresa dos sonhos aquela em que ele possa crescer e se desenvolver", ressaltou a gerente do Núcleo de Orientação Profissional e área de Pesquisa do Grupo DMRH, Danilca Rodrigues Galdini.
Outros requisitos
Além da oportunidade de construir uma carreira sólida, os jovens brasileiros destacam que a empresa ideal deve ter um ambiente de trabalho agradável, pagar bons salários e disponibilizar bons benefícios e oferecer cursos e treinamentos.
"A empresa precisa oferecer esse pacote completo. Se ela não oferecer um pouco de cada um desses benefícios, a tendência é que o profissional peça demissão", explica Danilca, em referência ao público jovem.
Nos anos de 2005 e 2006, os jovens acreditavam que a empresa ideal era aquela que tinha uma boa imagem no mercado. "Nestes anos, aconteceram muitos escândalos na Europa e nos Estados Unidos envolvendo grandes empresas. Então, a boa imagem da corporação passou a ser o requisito essencial. Já o ano de 2008 foi marcado por muitas possibilidades, os profissionais tinham vários programas de trainee para participar, logo escolhiam aqueles que lhe ofereciam os melhores salários e benefícios", afirmou Danilca.
Fontes para a escolha da empresa
Para a maioria (60%) dos jovens brasileiros entrevistados, a escolha da empresa ideal de trabalho partiu da análise da imagem que a companhia passa por meio da boa qualidade de seus produtos e serviços.
Já 55% dos profissionais consultados disseram que utilizaram como fonte para a escolha da empresa informações divulgadas nos veículos de comunicação, como jornal, televisão, rádio, revista e blogs.
Outros 46% fizeram essa escolha por conhecer uma pessoa que trabalha ou trabalhou na empresa e 36% afirmaram que leram informações no site para basearem a sua decisão.
Fidelidade
Quando questionados sobre o tempo adequado para permanecer em uma empresa, 26% dos entrevistados responderam de seis a dez anos.
Outros 25% indicam que o tempo ideal para trabalhar em uma mesma organização é entre quatro a seis anos. Já para 19%, não há problemas na permanência na mesma empresa por mais de 20 anos. Para 16%, o tempo ideal é de 10 a 20 anos e 14% acreditam que o tempo máximo de permanência é de até quatro anos.
Sobre o estudo
A pesquisa foi realizada a partir de questionário enviado pela internet para estudantes e universitários recém formados do Brasil, Argentina e México. No Brasil, foram 26.281 respostas válidas. Já na Argentina foram 1.306 respostas válidas e no México, 1.509. A margem de erro do estudo é de 0,5% do total da amostra.
Possibilitar o crescimento e o desenvolvimento na carreira são os principais atributos que a empresa deve oferecer aos seus jovens colaboradores, segundo mostrou a pesquisa "Empresas dos Sonhos 2009", realizada entre maio e junho deste ano pela Cia de Talentos, em parceria com a TNS.
"O ano de 2009 foi marcado pela crise, que trouxe impactos nos processos seletivos. Logo, os jovens passaram a classificar como uma empresa dos sonhos aquela em que ele possa crescer e se desenvolver", ressaltou a gerente do Núcleo de Orientação Profissional e área de Pesquisa do Grupo DMRH, Danilca Rodrigues Galdini.
Outros requisitos
Além da oportunidade de construir uma carreira sólida, os jovens brasileiros destacam que a empresa ideal deve ter um ambiente de trabalho agradável, pagar bons salários e disponibilizar bons benefícios e oferecer cursos e treinamentos.
"A empresa precisa oferecer esse pacote completo. Se ela não oferecer um pouco de cada um desses benefícios, a tendência é que o profissional peça demissão", explica Danilca, em referência ao público jovem.
Nos anos de 2005 e 2006, os jovens acreditavam que a empresa ideal era aquela que tinha uma boa imagem no mercado. "Nestes anos, aconteceram muitos escândalos na Europa e nos Estados Unidos envolvendo grandes empresas. Então, a boa imagem da corporação passou a ser o requisito essencial. Já o ano de 2008 foi marcado por muitas possibilidades, os profissionais tinham vários programas de trainee para participar, logo escolhiam aqueles que lhe ofereciam os melhores salários e benefícios", afirmou Danilca.
Fontes para a escolha da empresa
Para a maioria (60%) dos jovens brasileiros entrevistados, a escolha da empresa ideal de trabalho partiu da análise da imagem que a companhia passa por meio da boa qualidade de seus produtos e serviços.
Já 55% dos profissionais consultados disseram que utilizaram como fonte para a escolha da empresa informações divulgadas nos veículos de comunicação, como jornal, televisão, rádio, revista e blogs.
Outros 46% fizeram essa escolha por conhecer uma pessoa que trabalha ou trabalhou na empresa e 36% afirmaram que leram informações no site para basearem a sua decisão.
Fidelidade
Quando questionados sobre o tempo adequado para permanecer em uma empresa, 26% dos entrevistados responderam de seis a dez anos.
Outros 25% indicam que o tempo ideal para trabalhar em uma mesma organização é entre quatro a seis anos. Já para 19%, não há problemas na permanência na mesma empresa por mais de 20 anos. Para 16%, o tempo ideal é de 10 a 20 anos e 14% acreditam que o tempo máximo de permanência é de até quatro anos.
Sobre o estudo
A pesquisa foi realizada a partir de questionário enviado pela internet para estudantes e universitários recém formados do Brasil, Argentina e México. No Brasil, foram 26.281 respostas válidas. Já na Argentina foram 1.306 respostas válidas e no México, 1.509. A margem de erro do estudo é de 0,5% do total da amostra.
Fonte: Portal Administradores.com
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