27 de mar. de 2009

Agenda Ambiental na Administração Pública

CFC e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de Cooperação Técnica
Assessoria de Comunicação do CFC

Durante a Reunião Plenária do dia 27 de março, realizada na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), a presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim e a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Brollo de Serpa Crespo, assinaram um acordo de responsabilidade socioambiental.
O termo tem como objetivo integrar esforços para desenvolver projetos destinados à implantação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública A3P, no âmbito da instituição, visando à inserção da variável socioambiental no seu cotidiano e na qualidade de vida do ambiente de trabalho.
O acordo vai ao encontro de ações já realizadas pelo CFC. Para Maria Clara, a assinatura representa a inserção da Agenda A3P no cotidiano dos servidores. "Não queremos que achem que somos pessoas que ficam o tempo inteiro em uma mesa trabalhando com números. Pensamos também na contabilidade ambiental".
Maria Clara aproveitou a oportunidade para apresentar um vídeo sobre o projeto de responsabilidade socioambiental do CFC. Dividido em quatro subcomissões - cultura, esporte e lazer, ambiental e políticas públicas -, o projeto é desenvolvido de forma integrada com funcionários do Conselho.
A representante do Ministério do Meio Ambiente disse estar muito honrada e feliz por estabelecer laços de cooperação com empresas públicas e privadas. Segundo Samyra, "os programas são um dever de todos". Ao final do encontro, Maria Clara apresentou à secretária os balanços socioambientais do CFC de 2006 e 2007 e recebeu da secretária uma agenda que explica os cuidados que uma empresa pública deve ter com o meio ambiente.
Agenda A3P
A Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P é um projeto que teve início no Ministério do Meio Ambiente, em 1999, e possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental, no âmbito da administração pública.
A A3P tem por objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)