16 de jan. de 2011

Imagem do Contador nos filmes e livros

O Prof. César Tibúrcio (Blog Contabilidade Financeira) disponibilizou hoje em seu Blog um post sobre a imagem do Contador nos fimes norte-americanos. Coincidência ou não, a intensão do Post publicado nesse Blog [O Contador no Livro Comer, Rezar, Amar] também era apresentar a imagem do Contador para uma escritora norte-americana. Eis o post do Prof. César Tibúrcio:

Por que os contadores são magros, fracos e usam óculos, nos filmes de Hollywood?

Em primeiro lugar, os filmes de Hollywood objetivam atingir um público muito amplo e que muitas vezes não possuem um discernimento muito elevado. Por isto, Hollywood costuma usar algumas simplificações na caracterização dos personagens para facilitar a compreensão do público. Uma destas simplificações é caracterizar o contador desta forma. Como isto o público já acostumou em ver num personagem tímido, magro, fraco e de óculos um contador.

Em segundo lugar, em geral os contadores não são personagens centrais nos filmes. Colocar um contador bonito e com grande físico certamente chamaria a atenção para o ator, eclipsando o astro principal. Assim, Van Diesel e Denzel Washington irão preferir trabalhar com um coadjuvante que não se destaque.

Terceiro lugar, a imagem que as pessoas possuem do contador já está formada, em parte pelos filmes antigos. Colocar um contador "diferente" desta imagem pode criar uma impressão de "falsidade" para o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)