4 de jan. de 2011

Senhas Seguras (Parte 2)

Parte 2: Como criar senhas seguras

1 - Misture letras, símbolos especiais e números

Sempre que possível, crie senhas que misturem letras, símbolos especiais e números, pois isso dificulta bastante sua descoberta. Para facilitar a decoração, você pode utilizar uma palavra como base, mas substituir alguns de seus caracteres. Por exemplo, em vez de utilizar infowester como senha, utilize !nf0we$t3r. Repare que a palavra continuará fazendo sentido para você e que os caracteres substitutos podem ser decorados sem muito esforço, ao mesmo tempo em que dificultam a vida de quem tentar descobrir a sua senha.

2 - Use letras maiúsculas e minúsculas

Alguns mecanismos de autenticação são "case sensitive", ou seja, tratam letras maiúsculas e minúsculas como caracteres distintos. Acredite, senhas que misturam essas duas características são mais seguras. E você pode explorar essa dica de várias maneiras, por exemplo: em vez de colocar a primeira letra em maiúscula, como fazemos com nomes, coloque a segunda ou a terceira. Ou então você pode fazer com que todas as consoantes em uma senha estejam em letras maiúsculas. Se combinar essa orientação com a dica anterior (misturar letras, símbolos especiais e números), você criará uma senha ainda mais segura.

3 - Use uma quantidade de caracteres superior ao recomendado

Cada caractere que você adiciona em sua senha torna a sua descoberta mais difícil, inclusive para programas criados especialmente para essa finalidade. Assim sendo, ao criar uma senha, sempre utilize uma quantidade de caracteres superior ao mínimo exigido pelo sistema. De modo geral, o ideal é contar com senhas que utilizem, ao menos, 8 caracteres.

4 - Crie senhas de forma que você utilize as duas mãos para digitar

Essa dica pode parecer estranha, mas tem sua utilidade em determinadas situações. Se você estiver, por exemplo, utilizando um computador da faculdade, alguém pode tentar decorar a sua senha apenas te observando enquanto você digita. Na verdade, ter algum sucesso com essa prática é muito difícil, mas não é impossível. Por isso, procure utilizar senhas compostas por letras bem distribuídas pelo teclado, de forma que você tenha que utilizar as duas mãos para digitá-la, pois isso dificulta ainda mais a visualização de um "espião". Por exemplo, se você utiliza como senha a combinação 25catarata, poderá digitá-la apenas com a mão esquerda. No entanto, se você utilizar 20cogumelo terá que digitar usando as duas mãos. Com isso, a pessoa que estiver olhando disfarçadamente para o seu teclado terá mais dificuldade em identificar sua senha do se você estivesse utilizando uma mão só para digitar.

5 - Use regras para criar suas senhas e não esquecê-las

Essa talvez seja a dica mais interessante deste artigo: é recomendável que você utilize uma senha diferente para cada serviço, isto é, que não utilize a mesma senha para vários fins. O problema disso é que você se vê obrigado a decorar uma variedade grande de senhas. Mas há uma forma de se fazer isso de maneira fácil e eficiente: criando senhas com base em regras. Dessa forma, você só precisa lembrar das regras para saber qual senha corresponde a cada serviço. Vamos criar um conjunto de regras para facilitar a compreensão. O que é apresentado a seguir é apenas um exemplo. A ideia é a de que você explore sua criatividade e crie suas próprias regras.

Vamos supor que vamos criar senhas para serem utilizadas apenas em serviços da internet. Nossas regras serão as seguintes:

- Regra 1: utilizar sempre a primeira e a última letra do nome do serviço para começar a senha;

- Regra 2: se a quantidade de letras que compõe o nome do serviço for par, colocar na sequência o número 2. Colocar o número 3 se for ímpar;

- Regra 3: se o nome do serviço terminar com vogal, escrever a palavra "Parqui", com 'p' maiúsculo. Se terminar com consoante, escrever a palavra "Fresqor", com 'f' maiúsculo;

- Regra 4: continuar a combinação informando a quantidade de letras que compõem o nome do serviço;

- Regra 5: se o nome do serviço começar com vogal, finalizar a senha com o caractere '@'. Se for consoante, utilizar '&'.

Com base nessas cinco regras, vamos criar, como exemplo, uma senha para o serviço Skype:

- Regra 1: a primeira e a última letra de "Skype" é: se

- Regra 2: "Skype" tem cinco letras, então: se3

- Regra 3: "Skype" termina com vogal, então: se3Parqui

- Regra 4: "Skype" tem 5 letras, então: se3Parqui5

- Regra 5: "Skype" começa com consoante, logo a senha é: se3Parqui5&.

Com base nesse conjunto de regras, uma senha para o Google seria: ge2Parqui6&. Para o UOL, seria ul3Fresqor3@. Note que, com esse conjunto de regras, você não precisará decorar cada senha (embora isso acontecerá automaticamente para as senhas muito utilizadas), basta lembrar sempre das regras. No início, isso dá um pouco de trabalho, mas com o passar do tempo fica mais fácil. Além disso, você pode criar uma quantidade menor de regras ou regras que você considera mais fáceis, enfim, basta utilizar sua criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)