23 de jan. de 2011

Empreendedorismo Sustentável

Faltam modelos de negócios sustentáveis no mundo digital, avaliam especialistas

Fonte: Canal Rural

Criatividade é grande, mas ainda há amadorismo quando o assunto é ter uma empresa

Os empreendedores brasileiros, apesar de criativos, ainda têm pouco conhecimento para formatar modelos negócios sustentáveis no mundo digital. Especialistas e empreendedores digitais participaram essa semana da palestra sobre startups e empreendedorismo digital, promovida pelo Sebrae, em São Paulo. As startups são empresas nascentes com menos de dois anos.
Segundo Diego Remus, do blog Startupi, cerca de 400 novas startups digitais nasceram de março a novembro do ano passado. Dessas, menos de 10% têm alguma inovação. A maioria são cópias de projetos que já existem. A Startupi é um blog lançado em dezembro de 2008 e voltado para o mercado de startups de tecnologia. É mantido com investimentos internacionais.

Para Maria Carolina Cintra, diretora de Inovação da Kingolabs, existem excelentes idéias, mas o amadorismo na hora de ter uma empresa ainda é muito grande. A Kingolabs é uma empresa que produz conteúdo para empresas nas redes sociais, patrocinado em seu primeiro ano de existência por um angel (sócio-investidor).
A analista técnica do Sebrae, Viviane Vilela, especialista em mídias digitais, acredita que a solução para alavancar novos modelos de negócios seja o investimento em educação.
– Quem tem uma idéia boa precisa estudar, pesquisar e ler sobre esse assunto e o mercado para depois procurar entidades como o Sebrae para ajudar a formatar um plano de negócios. O modelo quem deve criar é o empreendedor.
A empresária Carolina Cintra disse que para conseguir o investidor é preciso um plano de negócios com números e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)